7 de outubro de 2014

VISANDO PROTEGER MENORES, MINISTÉRIO PÚBLICO PROPÕE REGRAS PARA ATUAÇÃO DA PM EM INTERVENÇÕES EM CENTROS SÓCIO-EDUCATIVOS.

Em reunião, nesta segunda-feira (6), representantes do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) juntamente com os comandantes da Polícia Militar (PM) e do Batalhão de Choque (BPChoque) e a coordenação de Proteção Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), discutiram a criação de regras para a atuação da polícia em intervenções nos 15 centros educacionais que abrigam cerca de 1.000 menores infratores em Fortaleza.
Segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude e coordenadora do Centro de Apoio da Infância e Juventude (Caopij), Antonia Lima Sousa, o encontro foi motivado pela constatação de lesões no corpo de vários garotos após uma inspeção de rotina realizada por uma equipe técnica do MP-CE no Centro Educacional Patativa do Assaré, no dia 18 do mês passado.

De acordo com a promotora, os jovens internos denunciaram que estariam sendo alvo de violência por parte dos policiais e instrutores das unidades durante intervenções para vistoria de dormitórios ou controle de tumultos. "Essas indicações estão sendo investigadas pela Dececa (Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente) e um inquérito policial foi instaurado para apurar os autores das agressões", explicou Antonia Lima Sousa.

Diante das denúncias, o MP-CE informou que vai expedir uma recomendação direcionada à Polícia Militar e à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), solicitando a imposição de regras em relação às vistorias e ingresso da polícia nos momentos de situações de risco nos centros educacionais.

Entre as determinações que serão pedidas pelo MP-CE, a promotora Antonia Lima adianta que, durante a reunião, foi definido que a polícia deverá filmar as entradas e abordagens nas casas "como forma de resguardar a integridade física dos garotos".

As imagens poderão ser solicitadas pelo MP-CE em caso de denúncias, segundo informou a promotora. "Os comandos da PM e BPChoque foram muito solícitos em comparecer e estarem dispostos a discutir essa situação", ressaltou.

Fonte: Diário do Nordeste

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem não deve não teme

Anônimo disse...

visando em proteger... tadinhos dos meninos. KKKKKKK

Anônimo disse...

vão dando asa a cobra. Quem poupa o sangue dos lobos derrama o sangue das ovelhas. Agp silva

Anônimo disse...

Duvido q protejam o cidadão de bem, ta aí a prova, cuidar de bandidos é o q eles sabem fazer muito bem, ê seu pai de família q trabalha, se cuide meu amigo da bandidagem, olha essa aí q eles tão preocupados.