11 de maio de 2014

ENTENDA COMO COMEÇOU O DIA DAS MÃES PELO MUNDO

A data não é exclusiva do calendário brasileiro. Por aqui, a gente comemora no segundo domingo de maio, mas em muitos lugares mundo afora, o Dia das Mães é celebrado em outros meses ao longo do ano. Dias que podem ser fixos ou variando, conforme acontece no nosso País. Para homenagear a mulher mais importante de nossas vidas, o blog rodou o globo para mostrar quando as festividades acontecem. Mas afinal, como surgiu a ideia de dedicar uma data a essas mulheres? Será que a motivação é puramente comercial como sempre se acreditou?
Como tudo começou
Voltando um pouco no tempo, as comemorações relativas às mães e à maternidade já existiam desde a Antiguidade, quando gregos e romanos realizavam festivais em homenagem a deusas.
Na Inglaterra e na Irlanda, no século 16, havia o Domingo das Mães, em que os filhos deveriam visitar anualmente a igreja de suas mães, ocasionando a reunião de parte da família. Historiadores acreditam que trabalhadores, aprendizes e servos eram liberados pelos seus senhores para visitar seus familiares. A data também servia para render homenagens a Maria, mãe de Jesus.
Porém, o Dia das Mães como é comemorado por nós teve início nos Estados Unidos. A jovem Ann Jarvis estava em depressão porque havia perdido sua mãe e ela, junto com suas amigas, organizou uma festa em homenagem a todas as genitoras, vivas ou mortas.
A festa ajudou a amenizar o sofrimento e Ann saiu em campanha pelo país, pedindo a instituição do Dia Nacional das Mães. A ideia foi tão boa que em pouco tempo se alastrou e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson proclamou o Dia das Mães como feriado nacional, sendo comemorado no segundo domingo de maio.
Depois disso, a data se espalhou pelo mundo e hoje é celebrada nos mais diversos cantos do planeta, distribuindo-se pelo calendário de fevereiro até dezembro. No Brasil, Getúlio Vargas decretou, em 1932, que o Dia das Mães fosse comemorado também no segundo domingo de maio.
Países que comemoram junto com o Brasil
Além dos brasileiros e norte-americanos, australianos, belgas, chineses, dinamarqueses, alemães, italianos, finlandeses, gregos, japoneses, canadenses, neozelandeses, austríacos, peruanos, suíços, turcos, venezuelanos, e ainda os nascidos na Estônia e em Formosa homenageiam as mães no segundo domingo deste mês.
No primeiro domingo de maio
Já Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, África do Sul, Espanha e Suécia escolheram o primeiro domingo de maio para dedicar às mães nascidas nesses países. Por outro lado, a França definiu o último domingo. Mas caso a data coincida com Pentecostes, a festa é transferida para o primeiro domingo de junho.

Nos demais dias de maio
Ainda em maio, só que em dias fixos, o Dia das Mães é comemorado na Suécia, no México, Barém, Hong Kong, Índia, Malásia, Catar e Cingapura (10), Polônia (26) e na Bolívia e na República Dominicana (27).
No restante do ano
No segundo domingo de fevereiro os festejos acontecem na Noruega. Em março, no dia 3, na Geórgia e na Albânia; 8 , na Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia; e dia 21 no Egito, Síria, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Na Armênia, cai em 7 de abril.
Em agosto, nos dias 12 e 15, respectivamente, é a vez dos tailandeses e dos naturais da Costa Rica. No mês de outubro, os indianos (início do mês) e argentinos (terceiro domingo) homenageiam suas mães, ficando o dia 8 de dezembro reservado para os panamenhos. No primeiro dia da primavera, palestinos e libaneses celebram a data, com duas semanas antes do Natal esta acontecendo na Croácia.
E aí, gostaram das curiosidades? Espero que sim. Parabéns a todas as mães pelo seu dia!
Fonte: DN

Nenhum comentário: