17 de fevereiro de 2014

CONTROLADORIA PEDE EXPULSÃO DE TENENTE DA PM ACUSADO DE ESTUPROS.

Pelo menos duas mulheres foram alvos da ação do tenente. Segundo a CGD, o militar sempre oferecia carona e obrigava as vítimas a fazer sexo com ele sob a mira de uma arma.
A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) espera, desde novembro do ano passado, que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decida pela expulsão de um tenente da Polícia Militar. Uma investigação da CGD concluiu que o oficial estuprou uma garota e abusou outra, em 2013. O mesmo policial está sendo investigado em um terceiro caso de estupro.


Diferente dos praças (soldado, sargento e suboficial), que podem ser excluídas da PM após conclusão do processo administrativo na CGD, oficiais têm a prerrogativa de esperar julgamento do Pleno do TJCE. Enquanto isso, o tenente foi afastado preventivamente das funções e teve recolhidas arma, carteira funcional e farda.

Segundo conclusões do Conselho de Justificação, o oficial da PM raptou, em 21/4/2013, uma moça que se dirigia do bairro da Parangaba para ir ao trabalho, em Messejana. Foi por volta das 5h20min, após o militar abordá-la numa parada de ônibus. A vítima contou que o policial, após ouvi-la repetir que não queria carona, sacou de uma pistola e a forçou entrar em um Polo sedam. “Se você não entrar, você morre”.

Daí, de acordo com o processo da CGD, os dois seguiram em direção à Messejana. No caminho, o militar, depois de fazer várias perguntas sobre a vida pessoal da garota, pediu a ela que fizesse sexo oral. Com a recusa, ele a obrigou apontando a arma para a cabeça dela.
Em vez de Messejana, o tenente teria desviado a rota até a lagoa do bairro do Mondubim. Lá, veículo parado, insistiu para que ela transasse com ele. “Pela terceira vez o acusado sacou a arma e encostou o cano à cabeça da declarante e disse mais uma vez que se ela não fizesse, ele a mataria”.

Obrigada a transar com o policial, a vítima ouviu do estuprador “que a partir daquela data ele estaria no mesmo local e a pegaria para praticar sexo, e em seguida a levaria para o trabalho”.
Durante o estupro, revela a vítima, uma viatura do Ronda do Quarteirão encostou paralelo ao carro onde se dava o crime. Sob ameaça, ela ouviu do tenente que ficasse quieta, pois os policiais não desceriam do veículo de patrulha. O que aconteceu.

Após o estupro, o militar a levou para o endereço onde ela trabalhava e “foi conversando como se nada tivesse acontecido”. Apenas fez um alerta para que não procurasse a polícia para denunciá-lo, caso contrário a mataria.
Diferente de muitas vítimas, apesar de traumatizada, a moça foi ao 19º Distrito Policial (Conjunto Esperança) e registrou um Boletim de Ocorrência. Fez mais, passou o número da placa do carro do estuprador. Em princípio errada. Semanas depois, após avistar veículo semelhante quando esperava por um ônibus em frente a uma igreja na avenida Osório de Paiva, forneceu a nova placa.

Para surpresa da garota, o inspetor que cuidava do caso revelou que o proprietário do Polo com aquela placa, era um oficial da PM. E, por meio de um familiar, “soube que um tenente havia sido preso por conta de um estupro, no dia 14/5/13 (um mês depois de ser abordada na Parangaba), e que o veículo citado na reportagem conferia com o mesmo no qual a declarante havia sido abusada” (lei matéria ao lado). Na delegacia, a vítima reconheceu o estuprador.

O POVO não colocou ainda o nome do tenente, apontado pela CGD como estuprador, porque aguarda o julgamento do caso no Tribunal de Justiça.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: