21 de janeiro de 2014

METAS E PREMIAÇÕES: OS DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO CEARÁ EM 2014

Governo está implantando política de metas para redução de crimes e premiações a policiais que conseguirem cumpri-las.

Num Estado como o Ceará, que somente em 2013 registrou 4.462 casos de homicídios, 54.668 de roubo e 57.493 de furto, o desafio posto para 2014 é enorme. Em ano de eleição, o governador Cid Gomes (Pros) aposta todas as fichas em uma nova política pública de segurança, que propõe metas e premiações como principal estratégia para reduzir os índices de criminalidade. Mas até que ponto essa metodologia é eficaz? Existe uma média tolerável para os números da violência? O que a experiências de nossos vizinhos do Nordeste nos dizem?
Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS), somente em 2011, 52.807 brasileiros foram assassinados em território nacional. A taxa foi de 27,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Enquanto isso, no mesmo período, o Ceará registrou uma taxa de 32,7 homicídios. De lá pra cá, a situação só piorou.
Conforme o último balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), 4.449 assassinatos foram registrados no ano passado, elevando para 50,8 nossa taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte.
Embora a SSPDS ainda não tenha divulgado as metas estipuladas para a redução da violência no Ceará, é bem provável que sigamos os exemplos de outros estados que já adotaram esse modelo de política pública. Em sua maioria, escolheram justamente a média nacional como objetivo, ainda que em longo prazo, estabelecendo uma redução anual de 6% nos casos de CVLI.

Ou seja, para alcançar níveis aceitáveis de violência, dentro de apenas um ano, os números de CVLI do Ceará teriam que cair mais do que a metade. Segundo levantamento do O POVO, nessa lógica, ao invés de 4.449 assassinatos, o Estado deveria terminar 2014 com até 2.370 homicídios. Já com uma meta de longo prazo (de 6% ao ano), levaríamos cerca de quatro anos para ficar abaixo da média do País, registrada em 2011. Por esse motivo, a expectativa é que o percentual de redução de CVLI a ser apresentado pela SSPDS esteja entre 4% e 8%.

Especialistas defendem que, quanto mais ousada a meta, mais inalcançável ela se torna, desestimulando as tropas. Por outro lado, metas ínfimas não atenderiam os anseios da população e causariam excesso de confiança aos policiais, comprometendo o objetivo a ser alcançado.

“Considero a média nacional um bom parâmetro. Mas depende do delito. Ela pode servir de referência paras casos de homicídio, que devem ser trabalhados em longo prazo, que ocorrem por diversas motivações. Já os casos de roubo e furto podem ter reduções mais rápidas, com a presença da Polícia nas ruas. O certo é que não podemos adiar muito. Temo de tomar medidas hoje, para termos boas repercussões daqui a alguns anos”, avalia o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor César Barreira. (colaborou Ricardo Moura/ Especial para O POVO)
  
Saiba mais

Para calcular as taxas de homicídio/CVLI, divide-se o número de ocorrências pelo número de habitantes do Estado/País. Então, multiplica-se o resultado por 100.000. O POVO fez os cálculos a partir dos dados oficiais divulgados pelas secretarias.

Até agora, a Secretaria da Segurança Pública não divulgou os percentuais das metas nem como será feita a premiação dos policiais.

A sistemática deve ser divulgada nos próximos dias. Sabe-se apenas que R$ 120 milhões já foram reservados para o pagamento de metas em três níveis diferentes.

Números 
  • 50,8 é a taxa de homicídios, a cada grupo de 100 mil habitantes, no Ceará, em 2013
  • 27,4 é a taxa de homicídios, por 100 mil habitantes, em 2011, no Brasil (dado mais recente) 
  • 54.668 é o número de roubos registrados no Ceará, em 2013
 Fonte: O Povo

5 comentários:

Rostaine disse...

Rapaz, são números alarmantes, alguma coisa mais eficaz tem que ser feito. Temos comprovado o esforço do governo, mais até agora não tem dado certo, escuto muitos policiais dizerem que estão desmotivados devido os baixos salários, esse assunto é complicado...

Anônimo disse...

É bem fácil resolver isso, basta ver os policiais com os mesmos olhos, hoje sabemos que existe um greve branca por parte dos policiais militares do ceara, na capital não é difícil ouvir da boca de um policial ao ir para uma ocorrência porque eles não mandam os táticos que estão ganhando gratificação para isso trabalhar mais que os comuns, assim como eles nos considera, vemos que policiais assim como existe uma idignação por parte desses que recebem uma excelente gratificação fica a maioria dos policiais a ver navios, par mas ignorante que sege o cidadão cearense é fácil observar que o aumento desses idece veio logo que a policia foi separada de quem ganha mas, é dessa maneira, e a sociedade que vive no interior do estado com policiais indignados por não serem reconhecidos como policia por os representantes da segurança que trata isso como uma simples brincadeira de pega pega e como é que não pega, enfim sem asserção e sem dinheiro, quem ganha que trabalhe dobrado.

Anônimo disse...

Quem perde com este negócio de gratificação é a sociedade cearense, pois vejo que para motivar os policiais militares basta, lhe darem um salário digno e uma ascensão profissional, ou seja promover este homem para que ele tenha estimulo e compromisso para o que faz, vejamos ter uma ascensão profissional depois dos 19 anos, pelo amor de Deus ninguém merece,
19 anos brincadeira kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Mais uma forma que o governo criou para não dar uma boa gratificação fixa para beneficiar a todos que fazem parte da segurança do estado, dessa forma quem estiver de férias, LTS ou se aposentar não ganhara mais essa esmola do governo estadual.

Anônimo disse...

A META É MUITO BOA MAS É BOM LEMBRAR QUE A POLICIA SEMPRE ESTA FAZENDO SEU TRABALHO CM EFICIENCIA E LOGO BOTA A FRENTE DE SEU SUPERIOR O MELIANTE QUE COMETEU O DELITO MAS SO QUE NAO SAO ELES QUE FAZEM AS LEIS E AS LEIS DO NOSSO PAIS SO DEFENDE E DA DIREITOS AO BANDIDO POR ISSO SERIA MAIS VIAVEL SE OS GOVERNADORES SE JUNTASSEM E PRECIONASSEM A MUDAR AS LEIS Q FICASSEM MAIS RIGIDAS POIS SAO AS NOSSAS LEIS QUE FAZEM AUMENTAR A CRIMINALIDADE POIS TODOS QUE COMETEM CRIME SABE QUE VAI FICAR NA IMPUNIDADE OS BANDIDOS MENOSRES ROUBAM,MATAM E FAZEM O QUE QUEREM POIS SABEM QUE NAO FICAM PRESO,OS BANDIDOS MAIORES E QUE TEM MUITO DINHEIRO QUANDO VAO PRESO O ADVOGADO JA ESTA COM HABEASCORPUS EM MAO PRA QUE SEU CLIENTE NAO FIQUE PRESO...E AI VC ACHA QUE DESSA MANEIRA A POLICIA VAI DA RESULTAO EM ALGMA COISA...A POLICIA SO PRENDE MAS QUEM SOLTA SAO AS NOSSAS LEIS...E VIVA O BRSAIL PARA TODOS...PARA TODOS QUE TEM DINHEIRO RSRSRSR