4 de janeiro de 2014

DENARC APREENDEU DUAS TONELADAS DE MACONHA EM 2013

Balanço das apreensões foi apresentado. Em média, houve aumento de 51 por cento em comparação a 2012.
Duas toneladas de maconha foram apreendidas, até novembro de 2013, pelos inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc), contra 1.388,52 quilos apreendidos em igual período do ano anterior, um aumento da ordem de 53,8 por cento. Esse é o balanço do daquela Especializada.
Com relação às apreensões de cocaína, foram 362,84 quilos em 2012 e 234,72 até novembro do ano passado, um aumento de 54,7 por cento. Houve ainda um aumento na quantidade de crack apreendido. Foram 88,21 em 2012 e 128,62 em 2013, aumento de 45,4 por cento.
Positivo

Para o titular da Denarc, delegado Pedro Viana Júnior, o balanço, embora o do ano passado ainda não esteja fechado, é bastante positivo, principalmente porque a Especializada teve ganho no efetivo, facilitando o trabalho investigativo.
O delegado adjunto Breno Fontenele ressaltou também o aumento nas prisões de traficantes, que, de um modo geral, também têm envolvimento com outros delitos graves, como roubos e homicídios.

Em 2012, foram 2.265 adultos presos e 870 adolescentes apreendidos por envolvimento direto ou indireto no comércio de drogas ilegais no Estado. Até novembro do ano passado, foram presos 2.898 maiores e 1.171 menores apreendidos.
No último fim de semana de 2013, um laboratório de drogas foi "estourado" pelos inspetores da Denarc. Dessa vez, na Rua Perdigão de Oliveira, 283-C, em Parangaba.

Prisão

No local do cerco da Denarc, Josué Santos de Menezes, 34; e Aldir José Rodrigues do Nascimento, 29, foram presos em flagrante delito.
No laboratório, foram apreendidos 1,4 quilo de crack em ´pedras´ e 900 gramas em tabletes; 570 gramas de maconha paraguaia e 385 gramas de cocaína, além de produtos usados na mistura das drogas, balanças digitais e até um liquidificador.
Há cerca de um mês, os policiais da Denarc receberam uma denúncia dando conta que Josué santos tinha um laboratório de drogas em Parangaba. Os inspetores não sabiam o endereço da "fábrica", mas sabiam onde o suspeito morava.

Encontro

Josué Santos passou a ser observado. No último fim de semana do ano passado, ele saiu e entrou na casa onde funcionava o "laboratório". O acusado ficou lá por cerca de 30 minutos. 
De lá, ele foi em direção à feira de Parangaba, onde encontrou-se com Aldir do Nascimento Neto, que dirigia o Vectra de placas HWF-12109. Na abordagem, foram encontrados 50 gramas de cocaína.

A droga foi adquirida por Aldir do Nascimento Neto, que iria revendê-la. Em seguida, os inspetores foram à casa na Rua Perdigão de Oliveira e descobriram a veracidade da denúncia sobre o "laboratório".

Para este ano, a Polícia Civil deverá montar uma estrutura maior para a repressão ao tráfico de drogas. Será inaugurada, ainda no primeiro semestre, a Divisão de Repressão aos Entorpecentes, nos moldes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Quatro delegacias deverão funcionar em regime de plantão diuturno para a prisão de traficantes de drogas.
Com esta medida, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) espera conter o avanço do tráfico na Capital.

FERNANDO BARBOSA/REPÓRTER
Fonte: DN 

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai sim trabalha parabens denarc