18 de outubro de 2013

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PEDE À POLÍCIA PAULISTA INFORMAÇÕES SOBRE INTEGRANTES DO PCC NO CEARÁ.

120 membros do PCC estariam agindo no Ceará, de acordo como Ministério Público de São Paulo
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Servilho Silva de Paiva, solicitou informações ao Ministério Público de São Paulo sobre a atuação de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em atividades criminosas neste Estado.
O titular da SSPDS enviou ofício no último dia 15 ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, O documento assinado por Paiva foi enviado ao procurador-geral de São Paulo no mesmo dia em que o Diário do Nordeste publicou matéria sobre as investigações do MP paulista, que identificaram a presença de 120 membros do PCC atuando no Ceará.

Conforme a reportagem, parte dos integrantes da facção estaria recolhidos em presídios e outros grupos agiriam no planejamento e na linha de frente de assaltos a bancos e carros-fortes, sequestros, tráfico de drogas e corrupção de agentes públicos.
O secretário solicita "a remessa de informações pormenorizadas" sobre a presença de membros do PCC no Ceará, para que as autoridades da Segurança Pública possam tomar medidas sobre o fato.

Em fevereiro de 2011, integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) teriam resgatado dez presos do IPPOO II, em Itaitinga FOTO: BRUNO GOMES

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo, dos 120 integrantes do PCC atuando no Ceará, 69 estariam presos e 51 em liberdade. Os promotores investigaram os passos da facção criminosa por três anos e meio.

Nos últimos anos, autoridades de Segurança do Ceará identificaram a participação de integrantes do PCC em ações criminosas no Estado. Em maio de 2011, um membro da facção, identificado como Nilson Espíndola de Sousa, o ´Nilsinho´, foi preso em Pacajus. Três meses antes, uma fuga cinematográfica foi executada pelo PCC em um presídio cearense.

Bandidos armados metralharam a unidade e resgataram 10 pre
sos, entre eles, três envolvidos no furto milionário ao Banco Central, em 2005, que teria sido financiado pelo PCC.

Marcos Rogério Machado de Morais, o ´Rogério Bocão´; Fernando Carvalho Pereira, o ´Fernandinho´; e Edésio Batista das Neves Sobrinho; todos envolvidos no ataque ao BC foram resgatados. Além deles, Alexandre de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´ também foi levado do IPPOO II pelos comparsas.


Marcos Machado, o ´Rogério Bocão´, envolvido no furto ao BC, foi resgatado da cadeia em 2011 FOTO: FUTURA PRESS/ Fernando Carvalho, o ´Fernandinho´, também foi levado pelos comparsas do IPPOO II, em 2011 FOTO: REPRODUÇÃO/ Nilson de Souza, o ´Nilsinho´, que seria do PCC acabou preso em Pacajus, em maio de 2011 FOTO: BRUNO GOMES/ Marcos Camacho, o ´Marcola´, chefe do PCC, comanda as ações da facção de dentro da cadeia FOTO: DIVULGAÇÃO

O resgate teria sido comandado por Fabiano da Silva Aquino, o ´Fabinho da Pavuna´, que ao ser preso pouco mais de um mês depois no Maranhão com Alex Gardenal, disse ao ser interrogado que era integrante do PCC.

Mais procurados
´Rogério Bocão´ e ´Fernandinho´ estão na lista dos bandidos mais procurados do Ceará contida no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A relação foi atualizada e foi reformulada. O capitão PM Carlos Augusto Lima, da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), disse que a sociedade pode contribuir passando detalhes sobre o paradeiro dos foragidos por meio do Disque-Denúncia (181). O anonimato é garantido, segundo o oficial. O cidadão pode acompanhar o andamento da denúncia pois receberá um número de protocolo.

EMERSON RODRIGUES\
FERNANDO BARBOSA\REPÓRTERES
Fonte: DN

Nenhum comentário: