12 de outubro de 2013

RONDA DO QUARTEIRÃO: DO AZUL PARA CINZA, DO PATRULHAMENTO PARA O COMBATE.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) começa a implementar as mudanças no programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão. Hoje, pela manhã, foi dia de despedida de vários PMs que vinham integrando o Ronda. Haverá remanejamentos para o Policiamento Ostensivo Geral (POG), além de redimensionamento de áreas, chegada de novos PMs e até mudança de farda (do azul passará para o cinza).

As mudanças seguem determinação do secretário Servilho de Paiva e foram acertadas entre ele e o governador Cid Gomes, depois das mudanças na Pasta, no mês passado. A ideia é tornar o Ronda mais ativo na repressão aos crimes de assaltos (roubo) e no auxílio ao POG, já que este está capenga, com poucas viaturas e policiais desmotivados.
Embora não estejam ainda anunciadas oficialmente, as mudanças vão incluir, especialmente, a remoção do efetivo atual para o POG e a entrada no Ronda dos 1.150 novos soldados que estão já formados e prontos para ingressar nas fileiras da tropa ordinária. Isto acontecerá progressivamente, bom que se diga.
Hoje, a população se ressente de policiais nas ruas, praças e avenidas de Fortaleza. Os assaltos a ônibus, em cruzamentos, estabelecimentos comerciais e residências são um verdadeiro pesadelo para os fortalezenses.
As alterações no Ronda do Quarteirão foram incluídas no documento redigido pelo atual secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, no diagnóstico que ele fez da Pasta quando esta ainda era dirigida pelo coronel Francisco Bezerra. Este, sempre quis uma Polícia Militar mais atuante do enfrentamento à violência, mas havia resistências dentro do próprio Governo. Não foi à toa que Bezerra (oficial de extrema visão) redimensionou o Raio (transformando-o de companhia para Batalhão) e criou o Comando Tático Rural (Cotar), além de aumentar o efetivo do BPChoque, aumentar o efetivo da Coin (Inteligência), reinstalar os Serviços Reservados nas companhias, batalhões e Grandes Comandos (CPC, CPI e CPE), e obter do governo a compra de três helicópteros para a Ciopaer. O Ronda terá novas missões.
FERNANDO RIBEIRO
Fonte: Blog Polícia\DN

17 comentários:

Anônimo disse...

Façam que quiserem; mas: enquanto não resolverem a questão da desigualdade salarial, tenham certeza nada irá mudar. Quanto ao ronda o programa foi um verdadeiro fracasso e agora querem botar a culpa no "POG", eita. rsrs.

Unknown disse...

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.

Unknown disse...

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.

Unknown disse...

Essa mudança e só por causa dessa copa e pelo contrário o RONDA foi criado pra nós servir na vigilância do dia a dia e não são um fracasso e sim verdadeiros guerreiros que como muitos de nós serve ao estado e tem que cumprir ordens e como um time sempre nessa copa ficares pra escanteio de novo....O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.....

Anônimo disse...

SE NÃO TIVER UM PLANEJAMENTO BEM ELABORADO,A COISA NÃO FUNCIONA...MUDAR É PRECISO,MAS CONTINUAR NO ERRO É FALTA DE INCOMPETENCIA...MAS VAMOS VAMOS VER SE VAI DA CERTO ESSA MUDANÇA DO RONDA

Anônimo disse...

Para melhorar a policia é so tirar os corruptos de dentro dela e criar leis mais rigorosa para os Pm q infringi a lei ai o negocio anda,vc vão ver comi as coisas vão mudar com esse novo comandante geral

Anônimo disse...

Não vai adiantar nada, enquanto choque raio tiverem recebendo gratificação e o POG sendo desvalorizado os policiais estão desmotivados, quanto ao fracassado ronda agora vão aprender o q é ser policia de verdade!

Gill disse...

percebi que esse comentario anonimo do programa RONDA, esse anomino nao sabe de nada!

Anônimo disse...

Ei macho eu não me dirigi aos pm's e sim ao programa tu parece que não sabe ler!

Anônimo disse...

Meu caro amado corruptos tem em todas as repartições, seja em qual órgão for.

Anônimo disse...

Tu não percebeu foi nada seu mané.

Anônimo disse...

É COMO O BACANA ACIMA FALOU TEM QUE TER UM BOM PLANO E QUE SEJA BEM EXECUTADO, AÍ SIM IREMOS VER COMO FICARÁ. MAIS NÃO BASTA; ATÉ CONCORDO QUE O BATALHÃO DE CHOQUE GANHE UMA GRATIFICAÇÃO, MAIS NÃO TÃO GIGANTE DIANTE DOS DEMAIS.

Darlan disse...

Fracasso!? Confere as estatísticas; tira as próprias conclusões, mas só após conferir as estatísticas! Fácil criticar sem o compromisso de conhecer...

Darlan disse...

Fale o que quiser, a consciência permanece tranquila, o dever foi cumprido!

Adauto disse...

Todos queríamos de verdade que o programa tivesse funcionado, tivesse êxito... infelizmente não aconteceu.
Uma polícia que foi criada nos moldes comunitários nunca iria dá certo para uma população miscigenada como a nossa,está no nosso genótipo a falta de cultura e de educação.

Alberto t disse...

Com duas PMs, uma ganhando um bocado bem bom e outra sem ganhar; sem lei e sem justiça nesse País; bandido tendo tudo e polícia sem direitos, quero ver dar certo, nunca dar certo, esperem só, tão já querendo mostrar algo prá tal copa, depois volta tudo ao zero, juro por tudo neste mundo, como ñ resolverá nada.

Gill disse...

oh anonimo, cade tu chiquim!kkkk...macho, vc nao pode dizer que o programa RONDA é um fracasso, pois um projeto grande assim precisa no minimo 20 anos de existencia para tirar alguma conclusao!isso que diz nao sou eu,sao os sabeios da ADMINISTRAÇAO,aquela faculdade la, ta ligado?e outra,se vc for ver a policia comunitaria em outros paises, os resultados sao positivos!