22 de março de 2013

POR PRESSÃO DE REPRESENTANTES DOS "DIREITOS HUMANOS", CAVEIRA É RETIRADA DA FARDA DO BOPE DA PM DA PARAÍBA.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba (Bope) está proibido de usar, em sua farda, o símbolo do punhal encravado numa caveira. A determinação deve ser publicada no boletim interno da PM que circulará nesta sexta-feira (22), mas os integrantes do Bope já retiraram o emblema de suas fardas nesta quinta.


O uso da caveira como símbolo do Bope gerou protestos do Conselho Estadual de Direitos Humanos e um discurso àspero do deputado Luiz Coputo (PT), na tribuna da Câmara Federal. A polêmica ficou ainda mais acirrada depois da quinta-feira passada (14), quando, durante a comemoração do primeiro ano de aniversario do Batalhão Especial da Polícia Militar da Paraíba, o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, vestiu o uniforme preto com o símbolo.

Durante a solenidade foi hasteada uma bandeira preta, ostentando o desenho do punhal cravado na caveira, juntamente com a bandeira nacional e a bandeira do Estado da Paraíba. A solenidade ocorreu em frente ao comando geral da PM, na praça Pedro Américo, centro de João Pessoa.

Em carta pública, o comandante do Bope, major Jerônimo Pereira da Silva Bisneto, defende o uso do símbolo. "O Estado Democrático de Direito deve ser preservado e aplicado a todos dentro do território nacional e, isso implica que também nós, policiais militares e policiais do BOPE, devamos ter nossos direitos preservados, direitos a pensar, a seguir convicções filosóficas e continuar acreditando que a ´faca na caveira´ significa a vitória da vida sobre a morte, com sabedoria, poder, força e invencibilidade frente à criminalidade", argumenta.

O deputado Luiz Couto (PT) havia ocupado a tribuna da Câmara Federal, na segunda-feira (18), para denunciar que o comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, estaria desobedecendo determinação do governador Ricardo Coutinho. 

Na opinião do deputado, o coronel queria implantar o símbolo da caveira na instituição.

Couto disse que apesar do governador já ter se pronunciado, por mais de uma vez, que não aceitaria o uso desse emblema na polícia, há, segundo ele, registros de que o coronel Euller utilizou o símbolo durante uma solenidade, em que estava vestido de preto, e ainda gritou o nome ‘caveira’ com o microfone na mão em plena praça diante do público. “Isso precisa ser analisado com mais profundidade”, defendeu o parlamentar.

Luiz Couto destacou que as entidades defensoras dos direitos humanos na Paraíba manifestaram, em documentos entregues ao comandante geral e ao governador Ricardo Coutinho, o repudio aos crimes de apologia e defenderam o cumprimento da Resolução Ministerial nº 8, de 20 de dezembro de 2012, art. 2°, inciso XVII.

Couto pediu que as autoridades da Paraíba analizassem os documentos e que cumprissem "as determinações das resoluções ministeriais na forma de acolhimento ao clamor público”.

O deputado federal considerou que os policiais que "aderissem à essas atrocidades, que sejam punidos conforme a lei”., completou

Para os integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, é motivo de preocupação não apenas o uso de caveira como símbolo, mas também de figuras "de animais raivosos, jargões em músicas ou jingles de treinamento que fazem apologia ao crime e à violência, com a escusa de que os policiais se sentem mais estimulados para o trabalho". 

Eles protocolaram junto ao quartel do comando geral da PM da Paraíba a resolução ministerial nº 08, de 21 de dezembro de 2012, que orienta as Polícias a não utilizarem tais símbolos. "Entendemos que esta permissividade contraria princípios constitucionais, tratados de direitos humanos e a Resolução Ministerial acima mencionada, afrontando o Estado Democrático de Direito. É sabido que a violência impregnada nesses símbolos e práticas desumaniza os trabalhadores da Segurança Pública que acabam manifestando o ódio e a raiva apreendidos no tratamento dispensado à população jovem, negra e mais pobre do Estado, além de contrariar a política de segurança em voga pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba e do Governo do Estado da Paraíba", enfatizaram os integrantes dos Direitos Humanos. 

O major Bisneto, comandante do Bope, rechaça a ideia de que a caveira e o punhal remetam à apologia ao crime. "Em nosso escudo nada há de apologia ao crime e a violência, pois esta última manifesta-se de várias maneiras: em guerras, conflitos religiosos, étnicos, preconceito, discriminação, fome, miséria, contra a mulher ou contra a criança", defende-se na carta.


Fonte: Portal Correio

15 comentários:

ghost rider disse...

SENHOR DEPUTADO E SEUS DIREITOS HUMANOS, VA TRATAR DE REGULARIZAR OS COMPORTAMENTOS DOS BANDIDOS QUE TATUAM NO CORPO CAVEIRA DE SIGNIFICA MATADOR DE POLICIAIS O SSENHOR VAI RETIRAR TAMBEM E COMO NA FACA OU NO SUMO DE CASTANHA,O SENHOR QUER QUE NAN FARDA TENHA UM SIMBOLO DE UM OTARIO UJM MANE UM IDIOTA DE UM PM QUE DA A VIDA POR NOS E ASSIM QUE O SENJOR VE A POLICIA, POIS E A POLICIA QUE FAZ A SUA SEGURANÇA ESQUECEU,DESDE JA COMO CIDADÃO NAO ADMIRO MAIS O SEU TRABALHO COO DEPUTADOR E COMO DEFENSOR DE BANDIDOS,ESPRESSO A MINHA REVOLTA COM SUA ATITUDE, VC PODE RETIRAR PELA LEI O SIMBOLO MAS NO DEDO DO GATILHO VAI SEMPRE ESXISTIR FACA NA CAVEIRA. CAVEIRAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

tanta coisa importante para um deputado federal se importar ele vai questionar um simbolo na farda da PM!kkkkk o q falta nesse Brasil?(tenho medo da resposta. Sr deputado federal, queria q o sr tivesse essa mesma preocupação com a reforma salarias dos Pms, com a estrutura e condição de trabalho e segurança dos policiais, e acima de tudo com uma reforma nas leis que aqueles que cometam crimes realmente sejam punidos devidamente e não punir os policiais q ostentam um emblema na farda.

Anônimo disse...

SEI NAO ,VIU!!!...ESSE DEPUTADO NAO TEM NADA PARA FAZER NA CAMARA DOS DEPUTADOS,ELE DEVERIA TRAZER ERA RECURSOS PARA O SEU ESTADO E PEDIR AOS SEUS COLEGAS DE CAMARA QUE VOTEM A PEC DAS POLICIAS E NAO FICAR SE PREOCUPADO COM UM SIMBOLO NAS FARDAS DA CORPORAÇAO DA POLICIA MILITAR OU NO GRUPO DE ELITE DA PARÁIBA...ELE SO PODE SER DO PT(PARTIDO TRAPALHAO)

Anônimo disse...

ta certo p/que essa caveira na farda ta policia ,pois as crianças ficam assustada ,e

Anônimo disse...

Por isso nosso pais está as moscas , PMS sao mortos todos os dias ,direitos humanos ? eles tem ? agora vem vocês retirar um simbolo tradicional do bope! poupe - nos dessa pouca vergonha . vocês deviam era lutar por uma lei mas justa ,que punice os menores infratores realmente, pela pena de morte aplicada e prisao perpetua ,trabalho para prezos ao envés de assistirem tv nas cadeias brigarem e serem tratados como animais .agora ao envés de chamarem o bope liguem para os direitos humanos na necessidade ..... parem de fazer o povo os cidadãos de panaca!!!! Nao sou PM sou um simples cidadão revoltado com vocês que não deixam os verdadeiros hérois trabalharem!
Camocim -ceará ás 14:30.

Anônimo disse...

olha só com que esse tal deputado vai se preucopar, sera que ele não tem vergonha tanta coisa importante pra ser analizada, o cara vem a se importar com o simbolo do BOPE... Seu deputado o que o senhor acha do seu salario comparado ao salario minimo hum me diga que o povo quer ouvir a sua opinião.

Anônimo disse...

è moçada o que realmente tem pra fazer o moço não tar nem aí, ...

Anônimo disse...

A marginalidade vencendo a paz do povo aí este deputadinho botado pelo povo vem com essas asneiras... CARVEIRA simmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Talvez ele queira um marginal segurando um revolver ou uma pistola ou até mesmo m fuzil aí sim ficaria bem melhor, nê seu deputado Dar até pra rir ... KKKKKKK

Anônimo disse...

Olhem só o grau de cultura de um homem eleito pelo povo ... que politico és este meu povo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlão Polícia disse...

Por que esse "Deputado" não cria lei mais rigída de aumento da maioridade penal, para frear mais esses "pebas" protegidos por essa M. de ECA, que saem ás ruas matando, estuprando e assassinando pessoas de bem a toda Hora? ou então vá chupar prego seu "deputadinho"!

Carlão Polícia disse...

Esse anônimo Camocim/Ceará 14:30 H,é sangue no olho; é como dizem aí: valeu macho e Está de parabéns!

Anônimo disse...

deputadinho vá procurar ninho de jumento

Unknown disse...

Manda o deputado colocar a foto dá mulher dele e das filhas aí ele fica mais feliz.

Unknown disse...

Olhe, olhe se esse deputado não teve sua candidatura financiada com o dinheiro do trafico de drogas, ou crime organizado. O comentário do Anônimo é demente pois as crianças tem admiração por personagens com o Batman que se veste todo de preto e tem dois chifre, não a caveira que espanta é fome, a miséria, insegurança. Tem caveiras até em roupas vai dizer que os filhos dele nunca usaram!