23 de fevereiro de 2013

POLICIAIS ENVOLVIDOS EM TIROTEIO NO ELLERY SERÃO OUVIDOS NA PRÓXIMA SEMANA


O inquérito sobre o tiroteio no bairro Ellery, que matou dois jovens na praça do bairro, no fim de janeiro, está em fase de conclusão no 1º Distrito Policial (Monte Castelo). Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, após isso, o relatório será encaminhado para a Delegacia de Assuntos Internos, vinculada à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

O caso está sendo investigado pelo delegado Wagner Diniz, titular do 1º DP, responsável pela área do Ellery. O inquérito foi instaurado na delegacia em 28 de janeiro, um dia após o tiroteio que matou os jovens Ingridy Maiara Oliveira de Lima, 18, e Igor Andrade de Lima, 16. O prazo de conclusão é de 30 dias.

Ontem, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) divulgou o resultado do exame balístico que revelou que os tiros partiram da arma de uma policial do Ronda do Quarteirão. “Com o recebimento do resultado desse exame, dando conta de que há indícios suficientes de que houve crime com repercussão funcional, o delegado está encaminhando o inquérito para a Controladoria”, explica o delegado Luiz Carlos Dantas.

Os quatro policiais envolvidos na ocorrência ainda serão ouvidos pelo delegado Diniz, no decorrer da próxima semana. Baseado na tomada dos depoimentos, o delegado poderá pedir prisão preventiva dos policiais, de acordo com o delegado-geral. “Ele (delegado Diniz) está trabalhando em consonância com a Controladoria”, diz Dantas. O delegado Fernando Menezes, da CGD, informou que só poderá se pronunciar sobre quais procedimentos a Controladoria irá tomar quando tiver ciência do inquérito

O exame balístico já foi enviado à Controladoria. Os policiais estão afastados das funções operacionais e aguardam a conclusão das investigações desempenhando atividades administrativas.

O comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, defendeu a formação policial dos agentes militares do Estado. Segundo ele, a grade curricular dos cursos de formação segue a grade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Estão querendo colocar em xeque a formação de policiais por um erro. A formação segue a mesma grade curricular do Brasil, que foi desenvolvida por sociólogos e pedagogos de Brasília. Erro existe em toda profissão, sendo que nosso erro traz uma conotação maior. São 16 mil policiais e apenas quatro erraram. Façam os cálculos”, enfatizou Werisleik.

ENTENDA A NOTÍCIA

Dois jovens foram mortos na praça matriz do bairro Ellery, durante o Pré-Carnaval,após confusão envolvendo um paredão de som. Laudo revelou que projéteis são de arma de uma policial. Quatro PMs serão ouvidos no 1º DP.
 Fonte: Jangadeiro

3 comentários:

Unknown disse...

Eu nunca soube que policiais do GATE,RAIO,F.T.A,COTAR erraram em ocorrencias algumas, só porque acontecem erros como esse com os policiais do Ronda do Quarteirão.

Anônimo disse...

Deve ser porque o GATE, RAIO, F.T.A e COTAR, na maioria das vezes são sempre os últimos a chegarem em certas ocorrências, ou porque o GATE, RAIO, F.T.A e COTAR dificilmente são mandos pra ocorrências vazas de briga de vizinho, ou porque o RONDA quase sempre trabalha com apenas dois homens por viatura, diferente das viaturas do GATE, RAIO, F.T.A e COTAR, que as composições são geralmente formadas por quatro PMs, ou porque nas viaturas do RONDA não existe armamentos não letais, o que poderia ter poupado a vida desses dois jovens, ou porque as viaturas do RONDA são sempre as primeiras a chegarem nas ocorrências, enfim, a policia trabalha com o que tem, e os PMs tinham apenas armamentos letais, que tiveram que usar quando a ocorrência saiu do controle. O certo era ter mandado a ocorrência pro BPCHOQUE, já que se tratava de uma multidão em um pré-carnaval, nada mais justo que fosse atendida pelo CDC(controle de distúrbio civil), mas como é de costume, primeiro vai o RONDA.

Anônimo disse...

é nada como a força tatica nunca erra ,esses policias do ronda são despreparado