28 de janeiro de 2013

CONFRONTOS ENTRE TORCIDAS CAUSAM PÂNICO NA REINAUGURAÇÃO DO NOVO CASTELÃO.


Esquema de segurança falha e confrontos entre torcedores e atentados a veículos policiais e de TV são registrados.

O policiamento ostensivo nas vias próximas à Arena Castelão não intimidou torcedores do Ceará e Fortaleza que estavam a fim de brigar no dia em que o estádio recebeu a rodada dupla de inauguração do estádio.
Antes da partida inicial, por volta das 15 horas, o tumulto tomou conta da Avenida Dedé Brasil por causa de um confronto na Praça da Cruz Grande, na Serrinha, envolvendo integrantes dos grupos rivais.

Na avenida, era possível ver dezenas de torcedores do Fortaleza correndo, alguns ensaguentados. Um, inclusive, estava caído no chão, quase desmaiado, porque foi atingido por uma pedra. Segundo os policiais, pedaços de madeira também foram utilizados no confronto.
Além desse incidente, um torcedor desafiou a polícia e atirou dois rojões contra uma viatura do Ronda do Quarteirão que estava na Dedé Brasil. O responsável pela ação foi encaminhado para o 30º Distrito Policial (DP), no bairro São Cristóvão.





Um veículo da TV Cidade, que cobria o fato, também foi atingido por um torcedor do Fortaleza. Ele quebrou um farol e um dos retrovisores do carro. Após o vandalismo, foi capturado e levado para o 11º DP, no bairro Pan Americano.


Minutos antes do jogo Fortaleza e Sport começar, a ordem foi restabelecida. Conforme a Polícia Militar, não foi identificada nenhuma briga durante a saída dos torcedores do Fortaleza e a entrada da torcida do Ceará.
Ao fim do primeiro jogo, no Terminal da Parangaba, policiais apreenderam um revólver calibre 38 com um torcedor.
Dentro do estádio, a ocorrência de maior gravidade foi a de um torcedor do Sport que foi flagrado ao quebrar uma das cadeiras da nova arena. Conforme o delegado de plantão, Elzo Moreira, ele foi autuado por dano ao patrimônio público e encaminhado ao 16º DP, no Dias Macêdo, onde será concluído o inquérito.


O torcedor, que teve a identidade preservada, já responde por dois crimes: roubo e porte ilegal de arma.


Além disso, conforme o delegado, alguns furtos foram registrados dentro do estádio.
Alberto Craveiro tem trânsito complicado


Apesar do grande fluxo de veículos no entorno da Arena Castelão devido à rodada dupla de inauguração, o tráfego fluiu sem muitas dificuldades na maioria das principais vias que dão acesso ao estádio. A exceção foi a Avenida Alberto Craveiro, que passa por obras de alargamento para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014.


Lá, o trânsito foi mais prejudicado antes e depois das partidas, pois o trecho interditado deixou espaço insuficiente para tantos veículos. Para piorar, os motoristas usaram um dos trechos alargados como estacionamento, o que deixou o tráfego lento na hora em que os condutores tentavam acessar a pista de novo.


A Avenida Dedé Brasil só ficou engarrafada no momento em que várias viaturas da Polícia Militar foram dispersar a briga entre torcedores do Fortaleza e Ceará. Cerca de 120 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estiveram nas principais vias de acesso ao estádio para orientar os motoristas.
RAONE SARAIVA/REPÓRTER
Fontre: DN

Nenhum comentário: