12 de novembro de 2012

BPTUR REFORÇA POLICIAMENTO NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA.

Turistas e fortalezenses que se divertiam, na manhã de ontem, na orla marítima de Fortaleza, foram surpreendidos com uma intensa operação de segurança desencadeada pelo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Policiais a pé, em viaturas e até com um barco, fizeram incursões em toda a orla, partindo da Beira-Mar até a Praia do Futuro.

A ação de prevenção foi chefiada pessoalmente pelo comandante do BPTur, tenente-coronel PM Cláudio Mendonça. Ele acompanhou o patrulhamento entre as praias do Futuro e de Iracema e informou que o procedimento faz parte da "Operação Praia Segura", iniciada na segunda metade deste ano.

Prisões
Com menos de seis meses de ação, os resultados positivos já surgiram. O comandante do BPTur lembrou que houve uma redução em torno de 70 por cento nas ocorrências, principalmente furtos. Entre julho e outubro, foram presos, em flagrante, 60 delinquentes.

Segundo Mendonça, a operação é desencadeada todos os domingos, sendo que 70 policiais militares fazem o patrulhamento entre a Praia de Iracema e os boxes de venda de peixes, no Mucuripe. "Na Praia do Futuro, trabalhamos com 30 homens", acrescentou o comandante do BPTur.

As abordagens realizadas durante a "Operação Praia Segura" se desenvolvem em três níveis. O primeiro é no asfalto. "É quando fazemos o procedimento completo nos condutores, ocupantes e nos veículos", disse o oficial.


Comandante do BPTUr, tenente-coronel Cláudio Mendonça, chefiou a operação que teve início na Avenida Beira-Mar e se estendeu até a Praia do Futuro. Com a aproximação do período de férias, as ações serão intensificadas FOTO: LUCAS DE MENEZES

Os outros níveis compreendem os calçadões e a faixa de areia. Nesse último nível, os policiais militares trabalham com fardamento diferenciado, visto que usam bermudas e tênis.

Durante as abordagens realizadas ontem, na Avenida Beira-Mar, pessoas que estavam nas barracas e caminhando pela praia e calçadão foram abordadas e revistadas.

As buscas foram feitas em homens e mulheres, principalmente bolsas, onde podem estar escondidas drogas e armas. Em todas as abordagens, os policiais militares explicavam que o trabalho deles tem como objetivo dar segurança aos banhistas que aqui residem e aos visitantes.

Férias
No dia 15 de dezembro será lançada a "Operação Férias", com reforço no patrulhamento, principalmente porque a expectativa é que cerca de 500 mil pessoas visitem a Capital cearense entre dezembro e fevereiro.

Além das abordagens de rotina, com reforço durante os fins de semana, durante a "Operação Férias", a intensificação será no combate ao tráfico de drogas e prostituição. O trabalho não ficará restrito somente à Praia de Iracema. "Toda orla será patrulhada. O Fortalezense e o turista podem ficar tranquilos que essa será a mais segura possível", enfatizou o tenente-coronel Cláudio Mendonça.

Centro
Em outra frente, a Polícia Militar deverá iniciar no fim do mês uma operação de patrulhamento intensivo na Malha Central. Trata-se da Operação de fim de ano. Com o aumento das vendas de Natal e fim de ano, a PM reforça o policiamento nas ruas centrais da Capital.

A determinação do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, já está sendo implementada com o aumento do policiamento nos corredores bancários como forma de evitar os assaltos ´saidinha´.

FERNANDO BARBOSA/REPÓRTER

Nenhum comentário: