23 de setembro de 2012

SAIDINHAS BANCÁRIAS CAEM 37% EM FORTALEZA.

Foto: Kikio Silva
Diversas patrulhas do Batalhão Raio (BPRaio) circulam durante todo o dia nas proximidades dos bancos, inibindo a ação dos assaltantes. Algumas equipes daquela unidade militar estão atuando de forma sigilosa, isto é, à paisana fotos.
Vários bandidos que haviam se ´especializado´ neste tipo de delito acabaram sendo identificados e presos com armas de fogo, malotes e também dinheiro.

A intensificação do patrulhamento ostensivo e velado (à paisana) nos chamados ´corredores bancários´, e o aumento do efetivo policial destinado ao motopatrulhamento em Fortaleza e sua região metropolitana, fizeram os índices de ´saidinhas´ bancárias caírem na Capital cearense.

Conforme revelam as estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através de sua Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), e pelo Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, a queda é relativa aos últimos cinco meses.

Armas
Segundo o balanço, entre os meses de maio e setembro deste ano, foram registrados oficialmente, 60 ataques do tipo ´saidinha´. Em igual período do ano passado este número chegou a 96. A queda nos registros, portanto, é de 37,5 por cento.

Outro dado importante da estatística revela aumento no número de armas de fogo apreendidas. Entre maio e setembro de 2011, foram 1.063. Neste ano, já são 1.320, o que representa uma elevação da ordem de 22,1 por cento. Tais números seguem uma tendência em todo o Estado, isto é, cada vez mais aumenta o número de armas ilegais que são tiradas de circulação pela Polícia nas ruas da Capital e do Interior. A maioria absoluta, estava sendo usada na prática de roubos e homicídios.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, na manhã da última quinta-feira, o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, esclareceu que, a queda nos registros de ´saidinhas´ bancárias se deve a um importante fator, o aumento do policiamento nas áreas que concentram muitas agências bancárias, como é o caso, em Fortaleza, de avenidas Santos Dumont, Desembargador Moreira, 13 de Maio, Gomes de Matos, Bezerra de Menezes, além das ruas do Centro.

E uma das importantes ´ferramentas de combate às ´saidinhas´ é o trabalho diário realizado pelas equipes de motopatrulhas do Batalhão de Rondas de Ação Intensiva e Ostensiva (BpRaio). Segundo Werisleik Matias, atualmente, 32 equipes atuam na Grande Fortaleza, sendo dez delas no turno ´A´ (das 8 às 16 horas), e mais 22 no turno B, isto é, o noturno (das 18 até duas horas).

Mais motos
Além do efetivo do BPRaio, a PM reestruturou o Pelotão de Motopatrulhamento subordinado diretamente ao Comando do Policiamento da Capital (CPC), que tem no comando o capitão Hamisterdan Barbalho.

No período noturno, pelo menos, 15 equipes (cada uma delas formada por três motociclistas) reforçam a ação do BPRaio e das viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (P.O.G.) e do Ronda do Quarteirão.

No período diurno, outras patrulhas fazem saturações em áreas consideradas críticas, como os bairros Pirambu, Bom Jardim, Planalto Ayrton Senna, Praia do Futuro e Vila Velha. No setor bancário, a prioridade são os corredores das avenidas Abolição, Santos Dumont, Desembargador Moreira, Barão de Studart e outras vias onde há bancos.

Efetivos
O comandante-geral da PM revelou, ainda, que, somente neste ano, cerca de cinco mil armas de fogo foram apreendidas em todo o Ceará, graças ao redimensionamento das operações e a redistribuição do policiamento nos setores do Estado que apresentam maiores índices de criminalidade, tanto na Grande Fortaleza, como no Interior.

Nos primeiros meses do ano, diversos casos de ´saidinhas´ bancárias tiveram desfecho trágico. Um deles ocorreu no dia 1º de março, quando o engenheiro Kelbson Nogueira Diógenes, 28, foi atacado logo após sair de uma agência do Itaú, na Avenida 13 de Maio. Ele havia sacado dinheiro para pagar seus funcionários quando foi assaltado no estacionamento. Reagiu e acabou sendo baleado. Kelbson morreu ali mesmo. Até hoje, a Polícia Civil não conseguiu identificar os assassinos do engenheiro.

Outro ´saidinha´ em Fortaleza ceifou a vida do cantor Tony Morais, assassinado, a tiro, no bairro Messejana, após fazer um saque de R$ 10 mil no BB da Cidade dos Funcionários.

NÚMERO32 patrulhas do Batalhão de Rondas de Ação Intensiva e Ostensiva (BPRaio) atuam em Fortaleza todos os dias, reprimindo os assaltos, tráfico e homicídios

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

Nenhum comentário: