23 de julho de 2012

BRIGA DE GANGUES: CRIANÇA BALEADA POR BANDIDOS MORRE NO IJF.

A menina Ana Alice estava internada na UTI do IJF-Centro desde quinta-feira com tiros na cabeça e nas costas
A criança Ana Alice Castro Marcelino, de apenas 1 ano e nove meses, morreu ontem, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). Ela havia sido baleada na cabeça e nas costas em um ataque praticado por bandidos armados na Favela do Plástico, bairro Antônio Bezerra, na tarde da última quinta-feira (19). Além dela, o adolescente Igor Rocha da Silva, 16, também morreu, e outras três pessoas ficaram feridas no mesmo atentado.


Ao tomar conhecimento da morte de Ana Alice, por volta das 5h30 de ontem, parentes da criança entraram em desespero. Eles procuraram a reportagem para pedir Justiça. No fim da manhã de ontem, os olhares das pessoas na Travessa Humberto Tavares refletia o clima de tensão instalado ali.

Na porta da pequena casa da família da criança, parentes se mobilizavam na confecção de cartazes pedindo punição para os acusados, enquanto aguardavam a liberação do corpo da criança. "Minha neta era muito inteligente, carinhosa. Quero que essas pessoas que fizeram isso com ela paguem por esses crimes", disse a avó da menina, a dona de casa Ana Marcelino de Sousa.

No começo da tarde, um novo confronto assustou moradores do local. Um tio de Ana Alice acabou baleado. Os acusados, dois homens e duas mulheres, estavam em um Corsa Classic. Eles efetuaram disparos e atingiram José Clairton, o ´Neném´. Ele foi levado para o Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, o ´Frotinha´ de Antônio Bezerra, mas não corre risco de morte.

Dois acusados de efetuar os tiros que atingiram Ana Alice e as outras quatro pessoas foram presos ainda na quinta-feira. John Carlos de Sousa, o ´Birolho´; e Dimas Leitão Mesquita, 23, acabaram detidos momentos após o crime por patrulhas do Ronda do Quarteirão.

Com ele, os militares apreenderam dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 380. Além deles, outros integrantes da gangue do Sossego estão sendo procurados pela Polícia acusados de participar do crime.

Dois homens, identificados como Charlieu e Fabiano seriam os ´chefes´ da gangue. Além deles, três mulheres dariam apoio às ações criminosas do bando, que estão por trás do tráfico de drogas naquela área da Cidade.

Filho e neta

A avó de Ana Alice, ainda se recuperava do trauma pelo assassinato do filho Paulo Sérgio Marcelino da Silva, 19, quando tomou conhecimento da morte da neta. O rapaz, que era pai de Ana Alice foi morto há 25 dias, no Município de Caucaia. Ele foi levado por bandidos em um veículo para o Município de Caucaia e lá acabou executado a tiro.

O crime teria sido motivado por disputas entre grupos rivais que atuam nas favelas do Sossego e do Plástico, no Antônio Bezerra. Segundo a Polícia, o mandante do assassinato de Paulo César foi o traficante Fabiano.

Moradores disseram que as gangues chegam a impedir as pessoas de levar crianças ao médico ou até mesmo a escola. "Quem passa daqui (Favela do Plástico) para o (Favela) do Sossego) morre", disse um morador à reportagem.

Segundo o titular do 17º DP (Vila Velha) delegado José Lopes Filho, os confrontos não são recentes, mas reiniciaram depois da morte de Paulo César. Após o assassinato do rapaz, os ânimos se acirraram e, segundo Lopes, mais mortes só não ocorreram devido a uma intensificação das ações da PM na região.

Pouco mais de 20 dias depois da morte de Paulo César, a situação voltou a ficar tensa depois que o adolescente Dênis Cavalcante, 15, foi morto na Favela do Sossego, na madrugada da última quarta-feira (18). Na tarde seguinte, integrantes do grupo a qual ele fazia parte foram à Favela do Plástico atrás dos responsáveis pelo crime, matando duas pessoas e ferindo três.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER

Fonte: DN 

Nenhum comentário: