30 de maio de 2012

CONSELHO DA ONU SUGERE FIM DA POLÍCIA MILITAR NO BRASIL. O QUE VOCÊ ACHA?

Abolir a Polícia Militar, acusada de execuções sumárias e de violações. A recomendação foi apresentada pela Dinamarca e faz parte das sugestões apresentadas pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU ao Brasil, no marco da sabatina realizada sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, na semana passada. Nesta terça-feira, 30, nas conclusões dos trabalhos, a sugestão de acabar com a força policial foi incluída no texto.


No total, a sabatina do Brasil resultou em 170 recomendações ao País sobre como superar as violações de direitos humanos, numa clara demonstração de que, apesar de certos avanços, a situação social, econômica e de igualdade ainda é preocupante. 

Mas o governo preferiu não dizer ontem quais das 170 recomendações aceitará aplicar - um direito que tem - e pediu até setembro para que se estude cada uma das sugestões. A delegação brasileira na sabatina, porém, foi uma das mais numerosas que a ONU já recebeu neste ano, com 36 integrantes. Em 2012, só a sabatina do Bahrein, país que vive momentos de turbulência, contou com uma delegação maior para se defender. Para a entidade Conectas, a parte mais dificil será a implementação de todas as recomendações.

Um dos principais pilares das recomendações no Conselho focou na questão policial e da impunidade. Para o governo da Dinamarca, seria recomendável "abolir o sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficientes para reduzir a incidência de execuções extra-judiciais".

Governos não hesitaram em denunciar os "esquadrões da morte" no Brasil, como no caso da Coreia do Sul e do Vaticano. Enquanto a Austrália sugeriu que o projeto de UPP seja usado em outros estados do Brasil, a Espanha pediu para que a educação em direitos humanos seja parte das forças de segurança. 

Para quase uma dezena de países, entre eles a Alemanha, chegou o momento de o Brasil garantir que crimes cometidos por políciais e outros agentes de segurança sejam devidamente investigados e que o combate à impunidade seja alvo de uma campanha. A situação penitenciária também foi alvo de recomendações, principalmente a situação vivida por mulheres. No documento apresentado ontem, o Conselho sugere que o Brasil "reforme seu sistema penitenciário". Entre os que apelam para uma melhoria das prisões está o Vaticano. 

Fonte: Estadão
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

6 comentários:

MIRANDA disse...

.

É UM CASO A SE PENSAR, DIANTE DE TANTA LÁSTIMA QUE ESTÁ INFILTRADA DENTRO DA INSTITUIÇÃO, DEVERIAMOS TER UMA POLICIA DE ELITE IGUALZINHA A DOS E.U.A. OU A BRITÂNICA!


.

Gil Costa disse...

Com todo respeito, pois vejo que seus comentários são bem postados, porém o problema é cultural Miranda, a polícia americana funciona nos EUA, a britânica na Inglaterra entendeu? O Brasil é um caso a parte, não acho que esses modelos de polícia possa vir a funcionar no Brasil, um exemplo é o fracassado Projeto Ronda do Quarteirão que abadonou sua filosofia comunitária há tempos, devido o problema cultural existente aqui.

Anônimo disse...

Seria bom mesmo qui oh brasil se espelhasse nos outros paises e principalmente no sistema prisional pois oh brasil tanto gasto com presos sendo qui cada preso custa 1500 reais tanto no regime aberto como no fechado pois esse dinheiro era pra se util era na saude e ao vez de policia mas antes as upp

luiz disse...

miranda, vc como comentarista politico é pessimo. mas como comentarista policial , é muito bom. eu tambem sou a favor de 1 reformulaçao das policias no brasil. policia tem que ser como nos estados unidos, canada, inglaterra , nesses paises so existe 1 policia e tudo funciona 100 vezes melhor do que nos paises que tem 2 ou mais policia, como no brasil, mas sou a favor tambem que se pague 1 salario alto para essa nova policia que seria criada com a extinçao das 2 policias existente hoje no brasil. com isso se estaria evitando que se pratique atos e açoes que nao dizem nada com 1 policia bem formada e treinada. nunca mais violencia , nunca mais justiça com as propias maos. no começo os brasileiros estranhariam essa nova policia , mas depois todos se acustumariam com 1 unica policia.

SELVAGEM DAS CAVERNAS disse...

Vocês num acham q tem muita gente lá fora preocupados com o Brasil não?A pontar defeitos é fácil, mas chegar aqui e fazer acontecer é outra coisa bem diferente.O problema é cultural, ou seja ; ao inves de caminhada pela maconha , q tal por uma educação de qualidade e gratuita pra todos?Ou um sistema de saúde q respeite os nossos doentes?Um sistema de aposentadoria convincente?Sim meus amigos , são muitos problemas...E eles se incomodam com a PM ?Sinto muito mas não me convenceu essa da ONU...

Anônimo disse...

propósito da afirmação acerca de como os governos estaduais veem a polícia militar, veja-se que foram estas milicias que defenderam seus estados em levantes localizados que a história do Brasil bem conhece. Por derradeiro, assim penso, mantendo duas organizações encarregadas da "segurança pública", silenciosamente rivais entre si, e não apenas uma, é vantajoso para o governo: na hora de discutir salários, é mais seguro para o governo manter as organizações divididas e não unas. Divididas uma é mais fraca do que a outra. Unida, esta assimila a força das duas e se torna poderosa demais para estes governantes que não estão tão preocupados com a "segurança pública" - só no discurso.