23 de janeiro de 2012

LEIA A REAL E EMOCIONANTE HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DO "SOLDADO DA VIDA".

José Gonçalves da Silva definiu seu nome aos 18 anos. Antes, era somente o Já Morreu, Zé Gobira. Menino de rua, tornou-se PM e trabalha no Colégio da Polícia Militar.

Quando saiu da casa, do calor da cama, o menino sabia apenas que se chamava José. Passou a ser, da porta para fora, o Já Morreu, o Zé Gobira, o Zé do Pioí. Do caminho de 15 quilômetros que fez, no início dos anos 1960, do distrito Baixio das Palmeiras para a sede do município, no Crato (a 504 quilômetros de Fortaleza), deixou para trás o quase nada que tinha. Levou apenas a roupa do corpo e a vontade de ter uma vida melhor. Mas tinha pouca consciência disso.


Queria mesmo era fugir das maldades da nova mulher do pai. No entanto, descobriu, da pior forma, que ao fim dos gracejos de criança, o menino não tinha mais a coberta de taipa da casa. E pedia guarita na igreja e no cemitério. Sem medo, porque era menino criado no “mei” do mato.

Os caminhos levaram José rumo à fome e às humilhações. Resolveu trilhar o mais difícil: foi engraxate, gari, limpador de carros. “Mais fácil era ter ido pro lado errado”, diz. Aos 18 anos, resolveu tirar um documento e se descobriu José Gonçalves da Silva.

Anos depois, cujo percurso você descobre na entrevista que segue, o José torna-se Tenente Silva e faz o caminho de volta. Do Crato para o Baixio das Palmeiras. Na volta, leva o coturno, a farda e o orgulho de ter se tornado o coordenador disciplinar do Colégio da Polícia Militar. “Não posso dizer que sou um vencedor. Ainda estou vencendo”.

3 comentários:

conceiçao disse...

me emocionei ao ler,meus parabéns vc e um exemplo,eu ficaria muito felis se minha filha estudase no colégio da polícia militar, e vc fose o professor dela,que Deus lhe proteja hoje e sempre.

paulla disse...

sua historia realmente e de superação,pq como vc mesmo citou seria mais facil ir p/o caminha errado mas graças a um grande DEUS te nos ama ele pode te condusir ao caminha certo q DEUS te abençoe e ilumine sempre os seus caminhos...

Anônimo disse...

tenho 20 anos e de hoje em diante me impenharei mais seguindo o seu exemplo .parabens