25 de janeiro de 2012

GRUPO DE APOIO PENITENCIÁRIO (GAP) EVITAM FUGA EM MASSA NO IPPOO I.

Uma fuga em massa foi evitada, na tarde de ontem, no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no Itaperi. Agentes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), da Secretaria de Justiça e Cidadania, e policiais militares descobriram um túnel de aproximadamente 40 metros na unidade prisional.
O Serviço de Inteligência da Sejus obteve uma informação sobre a existência de um túnel e acionou uma equipe do GAP, formada por 10 homens.
Ao realizar uma vistoria na unidade, com o apoio de policiais militares da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), os agentes encontraram o buraco, com cerca de três metros de profundidade, um metro e meio de largura e 40 de extensão.

Muralha

O túnel, conforme o relato dos agentes do GAP, foi cavado a partir de uma antiga serraria e já havia alcançado a muralha do presídio que dá acesso a Avenida dos Expedicionários, o que possibilitaria a fuga de 80 presos.

Os presos responsáveis pela construção do túnel ainda não foram identificados. "Como todos ficam soltos e têm acesso a todas os locais da prisão, ainda não foi possível identificar quem participou do plano de fuga, mas isso é uma questão de tempo", disse um agente do GAP (identidade preservada).

A areia retirada do galpão era colocada em um banheiro desativado e num quarto. A Sejus e a Polícia não souberam informar há quanto tempo os detentos estavam ´trabalhando´ no plano criminoso para fugir. Logo após a descoberta da buraco, a Secretaria de Justiça providenciou o conserto da área danificada.

Conforme o major PM Marcelo Praciano, o presídio passa por um processo de desocupação gradativa, mas, mesmo assim, as vistorias serão intensificadas na unidade com o apoio do GAP. O oficial afirmou que a vigilância foi reforçada por ordem da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com patrulhamento de homens do Batalhão de Choque (BPChoque).

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Nenhum comentário: