27 de dezembro de 2011

DETENTOS ESCAPAM DA CPPL DURANTE TIROTEIO

Depois da recontagem, a Secretaria da Justiça informou que 17 presos fugiram. Quatro foram recapturados pela PM
Dezessete presos fugiram, na madrugada de ontem, da Casa de Privação Provisória da Liberdade José Jucá Neto, a CPPL III, instalada no Município de Itaitinga (na Região Metropolitana de Fortaleza). Quatro deles foram recapturados, logo em seguida, pela Polícia Militar. Até a noite passada, os demais detentos continuavam desaparecidos. A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) informou, através de sua Assessoria de Comunicação, que a fuga foi registrada pelas câmeras da vigilância eletrônica e durou exatamente um minuto e 40 segundos.
Era por volta de 4h30 quando os detentos que estavam recolhidos na Vivência F conseguiram escapar depois de quebrar os combogós de ventilação da cela um. Em seguida, chegaram ao alambrado. Embora não tenha ainda uma confirmação, a Polícia Militar relatou que tiros teriam sido disparados de fora para dentro da unidade penitenciária. Os disparos seriam uma forma de desviar a atenção dos militares que faziam a guarda externa da CPPL.

Enquanto os militares respondiam ao fogo de bandidos escondidos em um matagal próximo da Casa de Custódia, os detentos que haviam saído da cela ultrapassavam a cerca metálica que circunda a unidade. Nas CPPLs não há muralhas.

Enquanto os sentinelas trocavam tiros com os desconhecidos e os detentos fugiam, a direção da unidade entrava em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pedindo reforços.

Cerco
Rapidamente, várias patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú) e do Ronda do Quarteirão eram deslocadas para cercar o perímetro. O supervisor do Policiamento da Capital, major PM Thomaz, informou que havia a informação de que um dos detentos teria ficado ferido a tiro na hora de ultrapassar a cerca. "Os presos recapturados nos informaram que ele pode estar morto no matagal, vamos procurá-lo". Porém, durante toda a manhã foram feitas as buscas mas o preso não ele foi localizado.

Foram recapturados os seguintes internos, Antônio Carlos Pereira da Silva (assaltante), Antônio Wellington Santiago Cury (homicida e assaltante), Daniel Brasil de Oliveira (homicida e assaltante) e Sebastião Bernardo Sousa (traficante de drogas). Conforme a Sejus, eles serão punidos com sanções disciplinares, como isolamento ou suspensão temporária de visitas.

INFORMAÇÃO

Relação dos detentos que continuam foragidos
Anderson Agostinho Rodrigues
Aírton Sousa Gomes
Carlos Eduardo Alves de Sousa
Francisco Leite da Silva
Francisco Ronaldo Oliveira da Silva
Gedier Brailowski dos Santos
Joanderson Rodrigues de Sousa
Joilson Ferreira de Sousa
Jonas Raimundo de Moraes
José Valdemir da Silva
Pedro Peixoto de Souza Filho
Salomão de Sousa Gonçalves
Tiago Freires da Silva

Relação dos presos que já foram recapturados
Antônio Carlos Pereira da Silva
Antônio Wellington Santiago Cury
Daniel Brasil de Oliveira
Sebastião Bernardo de Sousa


Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24HS

Nenhum comentário: