18 de dezembro de 2011

BPTUR REFORÇA POLICIAMENTO NA AV. BEIRA-MAR DE FORTALEZA.

Diariamente, 100 policiais do Batalhão de Policiamento Turístico se revezam na vigilância dos três Km de calçadão
 
A intensificação do policiamento num dos principais cartões postais de Fortaleza tem trazido resultados positivos para a Segurança Pública. Em dez meses após a intensificação do patrulhamento e o aumento do efetivo policial na área, pelo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), as prisões de assaltantes e traficantes de drogas quase triplicaram.

Desde que assumiu o comando batalhão, em fevereiro deste ano, o tenente-coronel PM John Roosevelt Alencar, adotou a gestão estratégica voltada para resultados positivos. Ele recebeu a unidade com 441 policiais militares em todo o Estado. O efetivo subiu para 478, com cem deles responsáveis pelo patrulhamento da Beira-Mar.

Flagrantes
Entre os dias 1º primeiro de fevereiro e 30 de novembro deste ano, foram feitos 209 procedimentos de flagrante, 123 resultaram em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e sete que permitiram instauração de inquérito policial através de portaria. Houve ainda 72 apreensões de adolescentes e 16 registros de Boletins Ocorrências Circunstanciados (B.O.C.), lavrados quando envolvem menores de 18 anos. Com relação aos B;Os. envolvendo adultos e adolescentes, foram 88 casos em dez meses. Ao todo, foram 515 registrados procedimentos nesse período, que dá uma média de 51,5 por mês.


Policiais do Batalhão de Policiamento Turístico estão atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para impedir que bandidos fujam pelo mar após assaltar no calçadão

Uma das primeiras medidas de Roosevelt Alencar foi o BPTur assumir a responsabilidade pelo policiamento da Avenida beira-Mar e Praia de Iracema. Antes, além do BPTur o patrulhamento era feito por policiais da então 1ª Companhia do 5ºBPM, hoje 8ºBPM. Nesses dez meses, foram registrados 20 furtos a pessoa, que resultaram 18 prisões de adultos e sete apreensões em flagrante de adolescentes somente no calçadão.

Os casos de roubo a pessoa chegaram a 41, com 31 maiores sendo presos e 25 adolescentes apreendidos. O tenente-coronel Roosevelt Alencar ressalta que, na maioria dos casos, os bandidos estavam desarmados.

Resposta
Devido à presença ostensiva dos policiais na área, os marginais agiam na surpresa ou ´sugesta´ (quando fazem gestos de que estão portanto armas).
"Mesmo eles agindo dessa forma (simulando estarem armados), a nossa resposta foi imediata e os acusados terminaram presos", salientou o comandante da unidade militar.

Os quatro casos de tráfico de drogas resultaram em três prisões e a mesma quantidade de apreensões de adolescentes. Com relação ao consumo, 13 maiores foram detidos e cinco adolescentes apreendidos.
"Muitos pensam que uso de drogas não é crime, mas é. O detalhe é que aguardam julgamento em liberdade, pois devem passar por um tratamento de saúde", lembrou o tenente-coronel Roosevelt Alencar, acrescentando que as ações ostensivas foram determinadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Werisleik Pontes Matias.

Combate ao tráfico na Praia de Iracema
Uma das áreas mais críticas da orla marítima de Fortaleza é a Praia de Iracema, onde proliferava a prostituição e o tráfico de drogas. Mas, a partir do momento em que as abordagens policiais passaram a ser mais intensas, a prisões aumentaram.
O comandante do BPTur salienta que a presença dos policiais militares inibiu bastante as ações dos bandidos. Os seis casos de tráfico de drogas resultaram em 10 prisões e duas apreensões de adolescentes.

No que se refere ao consumo, quatro adultos foram detidos. Os policiais registraram 22 assaltos e 26 acusados adultos e apreenderam 15 menores. Os 12 casos de furtos resultaram 13 maiores presos e um adolescente apreendido.
O comandante do BPTur foi um dos coordenadores da mega operação envolvendo vários órgãos do Estado. Todas as instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participaram.

Fechamento
"Foi a maior operação já feita pela SSPDS, em conjunto com várias entidades", afirmou Roosevelt Alencar, acrescentando que foram mobilizados 270 agentes públicos municipais, estaduais e federais e utilizados mais de 70 veículos.
A operação resultou no fechamento de nove estabelecimentos comerciais e na prisão do gerente de uma boate, que atava com cocaína e maconha. As casas noturnas foram fechadas por motivos diversos, inclusive por falta de higiene.
Neste período de alta estação e de Pré-Carnaval, as ações na área deverão ser reforçadas em toda a orla da Capital.

Balanço
31 assaltantes adultos e 25 adolescentes foram detidos pelos policiais do BPTur quando praticavam assaltos a turistas e cearenses na Av. Beira-Mar.

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24HS

Nenhum comentário: