19 de dezembro de 2011

1,5 TONELADAS DE DROGAS APREENDIDAS ATÉ OUTUBRO PELA DENARC.

Denarc faz balanço do trabalho de repressão às drogas. Somente as apreensões de maconha aumentaram 700%.
Aproximadamente uma tonelada e meia de drogas (maconha, crack e cocaína) foram apreendidas até o mês de outubro em ações da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil cearense. No mesmo período, foram realizadas cem prisões em flagrantes e instaurados 37 inquéritos por portaria. As operações da Especializada resultaram ainda em 133 homens e 45 mulheres presos.

Para o delegado titular da Denarc, Pedro Viana, as parcerias com o Departamento de Inteligência Policial (DIP) e a Coordenadoria Inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram importantes para o sucesso das investidas contra o narcotráfico.

Números
O aumento na apreensão de cocaína foi de 245 por cento em relação ao ano passado com 49 quilos de apreendidos contra 13,386 em 2010.
Mas a retirada de maconha das ruas com duas apreensões de mais de meia tonelada foram os fatores que mais contribuíram para o significativo crescimento dos números da Especializada. Em 2010, a Denarc apreendeu 194,365 quilos de maconha. Já neste ano, até outubro, foram 1,357 toneladas apreendidas, o que equivale a um acréscimo de quase 700 por cento.

Viana considerou bastante positivo o resultado neste ano. Ele, que assumiu a Denarc em fevereiro deste ano, ressaltou também a confiança da população no que diz respeito as denúncias que chegam diariamente à Especializada.
"As pessoas estão percebendo a seriedade com o que o trabalho vem sendo realizado e têm denunciado ponto de vendas de drogas espalhados pela Capital", afirmou.

Pouca gente
As apreensões de drogas feitas pela Denarc poderiam ser ainda maiores se o efetivo da Especializada não fosse tão reduzido. O delegado desconversa quando indagado sobre o número de inspetores nas equipes de rua, mas a reportagem apurou que a quantidade é inferior ao número de veículos disponibilizados pela administração para o trabalho investigativo.
Recentemente, a Denarc recebeu quatro veículos novos para serem usados como viaturas descaracterizadas nas investigações de rua. Mais quatro automóveis e três motos devem chegar nos próximos dias.

"Por questões estratégicas não podemos revelar qual a quantidade de policiais no trabalho de campo, mas acreditamos que a situação vai melhorar com o concurso para inspetores que está em andamento", avaliou. Com o aumento do efetivo poderá sair do papel a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas.
"O órgão é visto como fundamental para expandir os bons resultados que conseguimos em Fortaleza para outros municípios, que têm sofrido com o aumento no tráfico de entorpecentes na região".

Execuções
O tráfico de drogas é também o responsável pela maioria dos crimes de homicídio que ocorrem na periferia de Fortaleza e da sua região metropolitana.
As cobranças de dívida do tráfico terminam geralmente em morte. Assassinatos de usuários em dívida com os traficantes tem elevado as estatísticas dos crimes misteriosos que estão em investigações na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Na Grande Fortaleza, as áreas que apresentam os maiores índices de homicídios relacionados ao tráfico de drogas são, o Grande Bom Jardim, Jangurussu, Messejana, Vila Velha, Barra do Ceará, Planalto Ayrton Senna. Vicente Pinzón, Praia do Futuro e Grande Castelão.

Xadrez
178 Pessoas foram presas pela Polícia Civil, através da Delegacia de Narcóticos, nos últimos 11 meses. Todas foram acusadas de envolvimento como o tráfico.

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24HS

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Dia caro administradores deste meio de Comunicação venho atraves do RONDA MGR NEWS fala em Parceria com vcs se for posivel, o link do meu Blog é este http://rondanoturnamgr.blogspot.com/
Agradece os administradore do RONDA MGR NEWS da Cidade Major sales RN.