14 de novembro de 2011

TIROS, PÂNICO E PRESOS FERIDOS NO IPPOO I

As visitas foram canceladas pela direção da unidade, o que revoltou dezenas de parentes de presos

O Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), situado na Avenida Expedicionários, bairro Itaperi, voltou a registrar cenas de violência e que causaram pânico durante a manhã de ontem, na unidade prisional. Uma briga entre presos, seguido de intenso tiroteio, deixou dois detentos feridos. No último dia 23 de outubro uma ´briga´ no presídio resultou na morte do preso Rafael Rodrigues, 26.A confusão de ontem ocorreu durante o horário de visitas, o que causou medo e tensão entre as mulheres dos internos que estavam dentro, e também naquelas que aguardavam do lado de fora da penitenciária.

"Foram muitos tiros. Pensei que ia morrer", disse a mulher de um detento que não quis se identificar. Ela relatou à Reportagem que estava com o companheiro quando começou o tiroteio. "Não sei bem o motivo. Disseram que ele (atirador) queria matar outro preso e começou a disparar", afirmou. Conforme as testemunhas, logo após os primeiros disparos dentro da unidade, houve gritaria e muito tumulto.



 
Os guardas que estavam nas guaritas também efetuaram disparos de advertência quando alguns presos ameaçaram correr em direção ao Corpo da Guarda portando armas.

De acordo com o sargento PM Mardônio Aguiar, da 1ª Cia/6ºBPM, o tiroteio teve início depois que um dos detentos roubou a arma de outro. "O preso que teve a arma roubada recuperou o revólver e começou a atirar no desafeto. Esse correu em direção à guarda e foi perseguido", contou Aguiar.

Enquanto a confusão ainda gerava tensão dentro da unidade, as mulheres e mães de presos do lado de fora ficavam apreensivas por notícias dos parentes. Patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram acionadas.
 
Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA24AHS

Nenhum comentário: