19 de setembro de 2011

MENINA DE 14 ANOS É VIOLENTADA DENTRO DE PRESÍDIO NO PARÁ; VEJA O RELATO DA GAROTA.

´Perdi as contas´. Essa é uma das frases ditas pela adolescente T., de 14 anos, que fizeram chorar o conselheiro tutelar Benilson Silva, 35 anos.
A adolescente se referia ao número de homens que a violentaram durante quatro dias no interior da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, localizada no complexo penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará, a 50 quilômetros de Belém.
T. foi entregue ao Conselho Tutelar às 11h30 do sábado, depois de quatro dias em que ela e mais duas adolescentes teriam sido drogadas, embriagadas, espancadas e violentadas por um número impreciso de detentos. 

´A cada dia ia aumentando o número´, contou a adolescente ao conselheiro tutelar. ´Ela disse que perdeu as contas de quantos homens a violentaram´. 


No depoimento dado na Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), T. contou que foi aliciada na segunda-feira (12/09) por uma mulher, na praia do Outeiro, distrito de Belém. A adolescente já estava foragida de casa desde junho passado e estava em companhia de um namorado.

No Outeiro, foi abordada por uma mulher que a convenceu a ir até a Colônia Agrícola. Lá, usou drogas e foi violentada seguidamente durante quase toda a semana. Na madrugada de sábado, a adolescente conseguiu fugir.
A rota de fuga foi por área de mato que fica atrás do complexo penitenciário. Depois, teria pedido ajuda na guarita de segurança do próprio complexo penal.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou a adolescente às margens da rodovia. A Polícia Militar encaminhou a adolescente primeiro ao Conselho Tutelar de Santa Isabel. Depois T. foi entregue ao conselheiro Benilson Silva. Em Belém, a adolescente prestou depoimento na Data e passou por exames de lesão corporal e de conjunção carnal.

Nesta segunda-feira irá fazer outros exames e tomar vacinas preventivas contra doenças venéreas, já que, segundo ela, todas as relações sexuais teriam sido feitas sem o uso de preservativos.

Ao conselheiro tutelar, a adolescente revelou que aos cinco anos de idade já havia sofrido violência sexual. Teria sido estuprada pelo próprio bisavô. T. foi levada a um abrigo da rede de proteção à criança e adolescente.
Ela irá passar por atendimento psicossocial. ´A família será acionada. Vamos fazer todas as tentativas para ver se é possível que ela retorne ao convívio familiar. Se não conseguirmos, faremos outro tipo de encaminhamento´, disse Silva.

EXONERAÇÃO

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) exonerou o diretor da Colônia Agrícola, o vice-diretor e todo o corpo de agentes prisionais que estiveram de serviço nos dias em que a violência sexual foi cometida.

A Susipe não informou o que teria ocorrido com as outras duas adolescentes. ´O caso está sendo investigado pela Data, mas está sob sigilo de Justiça´, disse o major Francisco Bernardes, superintendente da Susipe.

Adolescente foi aliciada em praia do Outeiro

De início, ´T.´ esboçou uma tímida resistência, com direito a mão no rosto, mas foi só o tempo de dar alguns passos e entrar na kombi do Conselho Tutelar de Belém para a adolescente de 14 anos se soltar e falar com detalhes sobre a exploração e abuso sexual que estaria sendo vítima no interior da colônia agrícola´ Heleno Fragoso´, por presos do sistema semiaberto.

Os momentos de ilusões, de dor e até de amor foram contados à reportagem do DIÁRIO, na noite do último sábado, assim que ela terminou de prestar depoimento na Divisão de Atendimento ao Adolescente e seguiu na Kombi rumo ao conjunto do Paar, em Ananindeua, onde tentou apontar, aos conselheiros, à polícia e a uma parte da imprensa a casa de ´Anne´, a mulher que a teria aliciado e levado até a colônia.

´Ai tá, vou contar´, disse ela, na conversa de aproximadamente uma hora, que teve alguns cortes. ´Eu tava em Outeiro e ela (´Anne´) me chamou. Aí ela perguntou se eu não queria ir para Castanhal, aí eu disse: ´moça eu não posso minha mãe não deix´.

Aí ela disse: ´fala que tu vai para a casa de uma amiga´. Aí tá. Eu aceitei e fomos para o Entroncamento e pegamos um ônibus para Castanhal e quando chegou em Americano nós descemos´, detalhou.

Nesse primeiro momento a menina não situou o dia em que ´Anne´ teria feito a proposta, mas ao longo da conversa ela marca dois períodos o de segunda-feira (12) e o mês de agosto.
Com relação a esse momento da chegada na colônia agrícola, a adolescente lembra que desceu do coletivo em frente a um bar.

´A gente desceu em frente ao bar, daí de lá a gente foi passando pelo mato; aí ela me empurrou e falou ´vai andando na frente, vai andando na frente que aqui não é diversão nada, tem um motel aqui dentro´.

Aí eu falei ´Anne o que é isso? Pelo amor de Deus deixa eu ir embora, deixa eu ir embora´. Mas aí fui andando e tropecei bastante e me machuquei muito´.

Após cinco minutos de conversa ela parou e baixou a cabeça, o Conselheiro Benilson Silva a consolou e disse que ´Anne´ vai pagar pelo mal que fez.
E a adolescente respondeu, ´não é isso, é que eu tô nervosa´. Mais alguns segundos e ela prosseguiu, ´Tá, continuando… aí ela (Anne) ligou pro ´Faísca´ (rapaz que se diz apaixonada) e disse que… (pausa) eu tô famosa´ (risos), por estar de frente com a reportagem.

´Aí eu falei com o ´Faísca´ e ele disse para eu não ficar com medo porque não ia acontecer nada comigo, aí eu confiei´. Ela acrescentou que ´Faísca´ se chama Rosivaldo e além dele conheceu outros meninos como Thiago, Victor o ´Neguinho´, o Rodrigo e o Paulo. E lá, eles teriam dado bebida alcoólica e entorpecente.

DROGADAS

A adolescente percebeu a presença de mais duas garotas, que ela afirmou ser uma de 13 e outra de 17 anos, que também ´Anne´ teria levado. Ela disse que foi obrigada a beber e usar drogas junto com as outras meninas e depois as três foram abusadas sexualmente por todos os mencionados.
Fonte: MISÉRIA/CAMOCIM POLÍCIA24HS

3 comentários:

lucas alcantara disse...

ei flavio eu nao etendi onde elas estavam,da para vc especifica?

Camocim Polícia24h disse...

É ISSO MESMO lUCAS, ELA FOI ESTUPRADA DENTRO DO PRESÍDIO.

Anônimo disse...

I as outras duas adolescentes,,, nao encontraram?????
Ou era fantasia dessa garota por esta drogada?????