8 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO EM CAMOCIM - POLÍCIA MILITAR - 3ªCIA/3ºBPM


Em Camocim, a 3ªCIA/3ºBPM é comandada pelo Major Assis, que tem como subcomandante o Capitão Charles Robert.
 
Em maio de 1835, o Presidente (Governador), da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará, como marco germinante e real de uma instituição séria, digna de respeito e admiração, que com dedicação integral, atua diretamente os 365 dias do ano nos 184 municípios deste nosso querido Ceará. 

A partir de 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. Foi comandanda por 103 comandantes.


MAJOR ASSIS.  CMT DA 3ª CIA/3ºBPM - Foto: Camocim é do Povo

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do Estado do Ceará. Seu primeiro Comandante foi o Ten EB Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou de 24/05/1835 a 19/01/1839.

A Polícia Militar do Ceará é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado. Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos qua marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São paulo, e de 1964.




Com um passado de bases sólidas, a Polícia Militar tem na sintonia com o presente e com o futuro, um de seus grandes méritos. Ao longo de sua existência, a PM cearense trocou quatorze vezes de nome, mas nunca de ideal, qual seja : a Preservação da Ordem, Tranquilidade das Famílias e Segurança dos Cidadãos.


Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com seus Batalhões Regionais. Os mais de 13 mil homens do efetivo estão distribuídos por todos os municípios cearenses para servir ao cidadão.





A Polícia Militar do Ceará, ao longo de sua existência, sofreu mudanças, adaptou sua estrutura aos nossos tempos, tendo sempre como objetivo principal servir a sociedade cearense.

Como representante do poder público não pode se esquivar da obrigação permanente de viabilizar satisfatoriamente o trabalho policial, seja através da construção de instalações que permitam operar com mais facilidade na capital e no interior do Estado, seja com uma remuneração justa, com a assistência social necessária ao cidadão-policial, assim, é possível elevar a auto-estima e a capacidade de realização desses profissionais.



 
Para que esse empenho não seja em vão, é também imprescindível corrigir as distorções e punir os desvios de conduta que inevitavelmente atingem qualquer instituição de igual porte. Só dessa maneira, superando as deficiências e limitações naturais, com dedicação e eficácia profissional, será possível obter na missão policial resultados cada vez melhores.

No organograma, a Polícia Militar é comandada por um oficial superior do posto de coronel e é denominado comandante-geral.

A partir de segundo-tenente, o nome dado a sua função e denominado posto, para os demais é graduação Ex.: Posto de Segundo-Tenente, graduação de Primeiro-Sargento. Na Polícia Militar do Ceará não existem: O posto de Segundo-Tenente, a gradução de Segundo e Terceiro Sargento e o soldado de 2ª Classe. Fonte do texto:  Instituto Histórico da PMCE  


AUTRAN SANTOS ENTREVISTANDO MAJOR ASSIS - ESTA FOTO: SD FÁBIO







CAP CHARLES. SUBCOMANDANTE DA 3ª CIA/3º BPM
Foto: Camocim é do Povo
Foto: Camocim é do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

NINGUÉM SE LEMBRA DA POLÍCIA CIVIL NÉ??? PORQUE SERÁ??? ELES NÃO SÃO PATRIOTAS?? MISTÉRIO!!!