10 de agosto de 2011

BPTUR CAMOCIM PRESTA APOIO A ONG DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL "AQUASIS".

Policiais do BPTUR de Camocim tiveram nesta terça-feira (09), uma experiência bastante enriquecedora e que também faz parte dos serviços prestados pelos pms deste batalhão.
Os Sd's Rocha e Maia deram apoio no sentido de orientação e localização aos profissionais da ONG AQUASIS, os quais estavam realizando pesquisas e levantamentos científicos sobre o peixe-boi, na praia do Maceió em Camocim.

Em conversa com o biólogo Amâncio, o mesmo nos repassou que a experiência rendeu bons conhecimentos para ambas as partes. Pelo lado dos biólogos, eles ficaram conhecendo e bem a praia do Maceió, dos locais acessíveis aos nacessíveis. Pelo lado dos policiais, eles passaram a entender um pouco mais sobre o respeito e a conciência ecológica que devemos ter.
O biólogo ainda lembrou que em parceria com o BPTUR, sob o comando do Ten Cel Alencar, ministrou há cerca de dois meses, o Curso de capacitação de primeiros socorros em mamíferos marinhos para cerca de 30 policiais do Batalhão de Policiamento de Turismo em Fortaleza.
 




Conheça o Projeto Manati que visa a proteção do Peixe-Boi marinho

 

A ONG Aquasis está executando o projeto Manati, conta com o patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental da Petrobrás e com a parceria do SESC Ceará e  visa "promover a conservação do peixe-boi marinho nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, através do resgate e a reabilitação de filhotes órfãos, e do envolvimento das comunidades costeiras para diminuir a degradação do habitat da espécie." (Objetivo geral do Projeto).

O peixe-boi marinho é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, com menos de 250 indivíduos estimados no NE. Atualmente, a maior ameaça a espécie é a degradação dos estuários, áreas de berçário. O litoral leste do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte é o recordista nacional de encalhes de filhotes de peixe-boi por causa da destruição dessas áreas. Desde 1994, a Aquasis já resgatou 37 filhotes nessa região, que são transportados para o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), em Itamaracá-PE, e soltos, após reabilitação, em locais mais próximos deste centro. Desta forma, este projeto propõe-se a implantar, um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos no Ceará, que terá estrutura adequada para reabilitar os filhotes que encalham no CE, PI e RN, até que possam ser soltos na natureza, em seu local de origem. 

O projeto também terá como objetivo executar uma Campanha de Educação Ambiental junto às comunidades do CE e PI, ressaltando a necessidade de proteger o peixe-boi marinho e seu habitat. Esta ação será realizada em 11 meses de visitas, cinco dias cada uma, por dois técnicos, em comunidades previamente selecionadas, e contará com seminários, distribuição de cartilha, oficinas de arte-educação, conversas interativas, eventos esportivos (três Regatas de Mini-Jangadas) e culturais (três Dias do Peixe-boi).
Outro objetivo do projeto é realizar uma Campanha de Informação e Divulgação no CE e RN, para promover o envolvimento das comunidades nas atividades de resgate de mamíferos marinhos.
Também será executada uma Campanha de Monitoramento nas praias, com o intuito de registrar encalhes de mamíferos marinhos, para identificar as espécies, as causas de encalhe e/ou morte, indícios de ações humanas e determinar as principais ameaças sofridas pelas espécies, principalmente o peixe-boi marinho.

No Ceará, o foco da campanha de educação ambiental serão as praia de Redonda em Icapuí e Quixaba em Aracati. A comunidade de Cajueiro da Praia, no Piauí, fará parte também da campanha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa iniciativa, é assim que se fazuma polícia moderna.

Pracinha disse...

Parabéns ao Sd Agildo e ao Sd Rocha pelo trabalho realizado junto a comunidade litorânea.