11 de maio de 2011

HELICÓPTERO USADO NA OPERAÇÃO CONTRA BIN LADEN TEM TECNOLOGIA SILENCIOSA

As forças de elite da Marinha americana conseguiram chegar à mansão de bin Laden sem serem detectadas por causa de uma uma tecnologia secreta que torna os helicópteros quase silenciosos, disse na quarta-feira após os ataques a rede de televisão ABC.
Vizinhos de Osama na cidade de Abbottabad disseram que não ouviram os helicópteros até que eles estivessem diretamente acima de suas casas. Mas o usuário do Twitter @ReallyVirtual ficou famoso por ter comunicado, sem saber, a operação.
Na madrugada de segunda-feira (começo da tarde de domingo no Brasil), escreveu: "helicóptero sobre Abbottabad, 1 da manhã (isto é um evento raro)". Uma hora depois, ainda sem saber do que se tratava, digitou: "barulhento demais para ser um helicóptero-espião".
Destruição da tecnologia
Durante a operação, um dos quatro helicópteros utilizados (dois à frente e dois de reserva) caiu, sem ferir os ocupantes.

A aeronave foi destruída com explosivos pelos próprios americanos, para que os paquistaneses não tomasse posse da tecnologia. O analista Richard Clarke, ouvido pela ABC, disse que devem existir pessoas no Pentágono preocupadas com a possibilidade do Paquistão fornecer os destroços à China, interessada em fazer uma aeronave silenciosa.

Fotos tiradas por um oficial paquistanês várias horas depois da operação revelam algumas informações sobre o helicóptero secreto, uma versão modificada do Blackhawk. "Existem ângulos mais agudos e superfícies planas típicas de jatos stealth", segundo um aviador citado pela ABC. 

Nenhum comentário: