3 de maio de 2011

CONHEÇA A TROPA DE ELITE AMERICANA QUE MATOU OSAMA BIN LADEN.

Seriados e filmes norte-americanos dão conta de algumas possibilidades táticas de atuação das chamadas forças secretas: segmentos das forças armadas e/ou policiais que atuam em sigilo, muitas vezes sem sequer saber qual o desdobramento de suas ações, ou qual a intenção real da missão a ser cumprida. Alguns desses anônimos combatentes atuaram na operação que marcou a história do combate ao terrorismo, a execução do homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden.
Estamos nos referindo à Naval Special Warfare Development Group, ou DEVGRU, organização militar da Marinha dos EUA que, segundo o Governo norte-americano, foi responsável pela missão de neutralizar o terrorista.
O DEVGRU surgiu na década de oitenta, com o nome de “Seal Time Six”, por causa do seguinte contexto:

A criação do Team 6 foi uma resposta direta ao fiasco na Crise dos Reféns no Irã. Em 1979, logo após a deposição do xá Rezah Pahlevi, radicais islâmicos invadiram a embaixada americana em Teerã e fizeram 52 reféns. A Delta Force, grupo de elite do exército americano, tentou resgatar os diplomatas em 1980, mas fracassou. O episódio mostrou que era necessária a formação de uma equipe contra terroristas capaz de operar com o máximo de discrição. A equipe recebeu o nome de Team 6 para confundir a inteligência soviética sobre o número de equipes Seal ativos na época — na ocasião, apenas 3 existiam. 

 Muitos boatos existem sobre a atuação e treinamento dos militares do DEVGRU, que ao lado da Força Delta, do Exército americano, é considerada a força de confiança e mais preparada do Presidente da nação mais poderosa do mundo. Especula-se que existem mais de 200 homens empregados no grupamento, treinados exaustivamente em procedimentos técnicos e táticos de inteligência e contra-inteligência, defesa pessoal, pára-quedismo, operações marítimas, tiro, montanhismo etc. Em suma, trata-se dum efetivo de componentes “perfeitos”.

O pessoal do DEVGRU atua em operações de contra-terrorismo ativo (como a que vitimou Bin Laden), antidrogas, resgate de pessoal e equipamento, sequestro de pessoal selecionado, reconhecimento estratégico, segurança
especial (VIP), operações de busca e apreensão de armas de destruição em massa, proteção diplomática e suporte a forças militares convencionais.

Trata-se de uma tropa com o selo de “operadores negros”, ou Black Operatives, termo que designa a fluidez do anonimato desses agentes, que muitas vezes atuam sigilosamente fora de protocolos e normas visando o cumprimento de suas missões.

Para se ter idéia da estrutura disponível para treinamento e atuação do DEVGRU, foi informado pelo Governo dos EUA que uma casa semelhante à que supostamente estava Osama Bin Laden fora construída para treinamento e simulação da operação.

Pois bem, caro leitor… O DEVGRU é mais ou menos isto, ou pode não ser nada disso. Conspiradores chegam a dizer até mesmo que o nome da unidade é desconhecido, sendo a sigla “DEVGRU” apenas um nome fantasia. O certo é que o
trabalho de atuar numa operação contra o terrorista mais procurado do mundo não pode ser delegada a qualquer militar. Só mesmo homens bem preparados técnica e psicologicamente, leais e honestos, certos de sua missão, poderiam realizar tal atuação. No mínimo, é isto que é o “DEVGRU”.
Fonte: Abordagem Policial/Amigos do Ronda

2 comentários:

samtriany disse...

Por favor corrigir " ST6 - Seal Team Six.
Obg. PERSEC= KILO64

Camocim Polícia24h disse...

Caro Samtriany Salvaterra - 8840.5402, a matéria não é minha, fiz apenas reproduzí-la.
Continue nos visitando.