14 de abril de 2011

GOVERNO ENVIA FORÇA NACIONAL PARA COMBATER VIOLÊNCIA EM GOIÁS

O Ministério da Justiça autorizou nesta quarta-feira (14) o envio da Força Nacional de Segurança Pública para atuar por prazo indeterminado em 20 cidades do entorno do Distrito Federal. O pedido foi feito pelo governo de Goiás. A finalidade é reduzir os crescentes índices de violência na região, conforme nota do ministério.

O texto afirma que a cidade com maior urgência é Águas Lindas de Goiás. A relação das outras 19 cidades ainda não foi divulgada pelo governo federal.
As tropas devem apoiar as policiais Civil e Militar a partir da próxima segunda-feira (18). A operação deve ser comandada pela Polícia Militar.
O envio das tropas foi acertado em uma reunião feita na terça-feira (12) entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
Perillo solicitou ainda ajuda para acelerar o andamento de inquéritos policiais e processos criminais no entorno. De acordo com o governador, há cerca de 10 mil investigações atrasadas. Ele também pediu complementação salarial para os policiais que atuam na zona e a criação de um fundo de segurança específico para a região.
Segundo Perillo, Cardozo garantiu que a “gestão integrada da segurança pública no entorno de Brasília é uma diretriz do governo da presidente Dilma Rousseff”. O ministro se comprometeu a visitar o governador depois da Semana Santa, em Goiânia, para tratar de novas parcerias entre os dois governos.

Nenhum comentário: