27 de março de 2011

CEARÁ: EM MENOS DE TRÊS MESES, 39 MULHERES ASSASSINADAS.

O número de vítimas de homicídios do sexo feminino não diminui. Neste ano, o CE já registra 13 casos por mês

Juliana, Auricélia, Lourdes, Diocristiane, Dircilene, Antônia, Kleonice, Francisca, Sandra, Evanda, Irismar, Evaneide, Socorro, Janaína, Vera Lúcia, Carla, Damiana, Ana Paula, Leia e Maria. Muitas Marias. Estes são alguns dos nomes das mulheres que foram as vítimas da mais extrema violência somente neste ano de 2011. Até o último dia 25, já eram 39. Trinta e nove mulheres assassinadas em menos de três meses no Estado. O número de mortes é quase igual ao registrado em igual período do ano passado (38), o que representa um alerta às autoridades da Segurança Pública do Estado: a violência contra as mulheres não está diminuindo.
Somente neste mês de março, exemplo cruéis reforçaram as estatísticas. No começo da tarde do último dia 13, aos 70 anos de idade, Lourdes Palmeira Silva foi encontrada morta, com dois golpes de faca no pescoço, dentro do bar onde trabalhava, na Rua Padre Valdevino, bairro Joaquim Távora. Por volta das 14h30, vizinhos do estabelecimento estranharam o som alto que vinha do bar, que estava com as portas fechadas. Depois de algum tempo resolveram acionar a Polícia. Lourdes estava caída na cozinha do bar, envolta em uma poça de sangue. A faca utilizada no crime foi achada no local e encaminhada à Perícia Forense.

No Interior, a situação não é diferente. Dos 39 casos, 18 aconteceram em cidades do Interior do Ceará e da Região Metropolitana de Fortaleza. Quatro mulheres já foram mortas neste ano só na Região do Cariri.

O caso mais recente naquela região ocorreu há uma semana, na zona rural do município de Barbalha, e teve a motivação mais comum nos crimes que envolvem mulheres como vítima. Segundo o que foi apurado pela Polícia, tratou-se de mais um crime passional. A vítima foi uma dona de casa morta a facadas. O acusado, o companheiro dela.

Maria Quitéria de Lima, 35 anos, foi executada pelo companheiro, com quem teve 4 filhos. De acordo com familiares da vítima, o acusado do crime, José Nilton Limeira, teria pedido para os 4 filhos saírem de casa. Em seguida ele fechou a porta, ligou o som num volume em que não pudessem ser ouvidos os gritos da vítima e a esfaqueou. Quitéria sofreu 13 facadas.

Outro caso que chocou a Região do Cariri aconteceu em menos de 24 horas após o Dia Internacional da Mulher. Por volta das cinco horas do dia 9, a dona de casa Maria do Socorro Freitas da Silva, 30, foi morta dentro de casa, no Centro da cidade de Caririaçu. Segundo peritos que examinaram o corpo dela, Maria do Socorro foi assassinada com golpes de enxada na cabeça. De acordo com a Polícia, o acusado do crime foi o comerciante Cícero Gomes dos Santos, de 33 anos, marido da vítima, que fugiu após o crime.

O ano passado atingiu o ápice no que se refere à dizimação contra o sexo feminino no Estado, considerando-se os números dos últimos sete anos, de acordo com levantamento feito pelo jornal. Foram 153 assassinatos registrados, numa média de 12,75 casos/mês, ou quase uma mulher a cada dois dias. Neste ano, com 39 homicídios contabilizados até a última sexta-feira (25), a média já está em mais de 13 casos/mês.

Nenhum comentário: