20 de março de 2011

ASSALTANTES DEVEM SER TRANSFERIDOS EM 48 HS.

 Antes de serem recambiados para um unidade federal em outro estado eles devem ficar em um presídio no Ceará.


Os assaltantes de bancos e sequestradores Alexandre de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´ e Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ´Fabinho da Pavuna´ devem ser transferidos em, no máximo 48 horas, da unidade da Polícia Civil onde estão sob forte escolta da Polícia Militar (local sob sigilo) para uma das unidades prisionais do Ceará.
A informação foi repassada à Reportagem pelo delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e que está coordenando a custódia transitória dos bandidos na Polícia Civil.


´Alex´ e ´Fabinho´, recapturados na madrugada da última sexta-feira (18), no Maranhão, em operação coordenada pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), devem permanecer, provisoriamente, em um presídio cearense até que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) obtenha autorização do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, em Brasília.
De acordo com o delegado Andrade Júnior, que está à frente da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, para que seja autorizada a transferência, o Depen analisa o passado criminoso dos presos para conceder ou não a autorização.
Se depender disso, ´Alex Gardenal´ e ´Fabinho da Pavuna´ são potenciais candidatos para serem transferidos para um Presídio Federal de Segurança Máxima. Os dois são acusados de dezenas de assaltos a bancos e carros-fortes, assim como sequestros e fugas ousadas.

Segundo o diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), delegado Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo, somente ´Alex Gardenal´ responde a 33 processos na Justiça entre homicídios, assaltos a bancos, carros-fortes e sequestros. Andrade Júnior explicou ainda que todo o estado tem uma cota específica para que detentos sejam recambiados. "A solicitação é feita e se houver a vaga, ocorre a transferência. A determinação do nosso secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra é que eles sejam transferidos imediatamente para um presídio federal", afirmou. 
Depoimento
Antes da transferência ´Fabinho´ será ouvido no DPE, pelo delegado Jairo Pequeno, onde terá que explicar como conseguiu fugir, em agosto de 2010, do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Na ocasião, ele escapou misteriosamente da penitenciária juntamente com Francisco Márcio Pereira Perdigão, condenado por sequestro; e José Silvio Santos Vieira.
Fonte: DN

Nenhum comentário: