24 de abril de 2025

REESTRUTURAÇÃO DA PMCE: CAMOCIM SE FORTALECE E É ELEVADO A BATALHÃO. GRANJA ELEVADA A COMPANHIA. CONFIRA OS COMANDANTES


Siga-nos no @camocimpolicia24h

No dia 02 de abril de 2025, o município de Camocim deu um importante passo no fortalecimento da segurança pública da região. Por meio de decreto assinado pelo Governador Elmano de Freitas e publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, a estrutura organizacional da Polícia Militar foi alterada, resultando na elevação da então 2ª Companhia Independente de Polícia Militar sediada em Camocim ao novo 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM).

A mudança faz parte de uma ampla reestruturação da PMCE, que incluiu a criação de novos Comandos Regionais, Batalhões e Companhias. Com o novo status de Batalhão, Camocim não apenas amplia sua área de abrangência, mas também passa a exercer um papel estratégico na coordenação das ações policiais em boa parte da região norte.


Segundo apurou o blog Camocim Polícia 24h, o 28º BPM contará com duas Companhias subordinadas e oito Destacamentos distribuídos em municípios vizinhos. A 1ª Companhia, com sede em Camocim, e a 2ª Companhia, com sede no município de Granja, que anteriormente funcionava como um Pelotão, assumem a responsabilidade por importantes áreas da zona norte do estado.

Nomeações de Comando


Com a publicação do novo modelo organizacional, o Tenente Coronel QOPM Jubemval Nunes Cavalcante foi nomeado Comandante do 28º BPM. Já no Boletim do Comando Geral (BCG) do dia 23 de abril, foram oficializadas as seguintes nomeações:

  • 1º Tenente QOPM José Flávio Maciel de Araújo: Comandante da 1ª CIA / 28º BPM, sediada em Camocim. Subcomandante: 2º Tenente QOAPM Francisco das Chagas Gomes de SousaFicam subordinados à 1ª CIA / 28º BPM os Destacamentos de Barroquinha, Chaval, Bitupitá e Guriú.
  • 1º Tenente QOPM Helder Farias Gomes: Comandante da 2ª CIA / 28º BPM, sediada em Granja. Subcomandante: 2º Tenente QOAPM José Frota de AraújoFicam subordinados à 2ª CIA / 28º BPM os Destacamentos de Martinópole, Uruoca, Moraújo, Timonha e Parazinho.

A Polícia Militar ressalta que o processo ainda está em fase de adaptação e estruturação. A transição envolve ajustes físicos, administrativos e operacionais. Com a criação do 28º BPM, espera-se um reforço no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública em toda a região.

Camocim Polícia 24h

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns guerreiros, Deus na sua infinita bondade proteja todos vcs, e livrem vcs de todos os males, e de todos os vagabundos que estão aparecendo cada vez mais.

Anônimo disse...

Sucesso no trabalho com a proteção divina 🙏👏👏