Siga-nos no @camocimpolicia24h
Programa do Governo do Ceará auxilia trabalho das autoridades no combate e na devolução de smartphones e tablets subtraídos ou furtados no Estado
O Governo do Ceará lançou em fevereiro a ferramenta "Meu Celular", na qual proprietários de aparelhos telefônicos e tablets podem vincular o bem ao seu nome e facilitar o trabalho das forças de segurança na recuperação e devolução de aparelhos roubados e furtados no Estado.
O sistema está em funcionamento e conta com a colaboração dos cidadãos, que devem se cadastrar no site da iniciativa, e fornecer dados pessoais e informações do dispositivo, como a Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). (Saiba como se cadastrar abaixo).
COMO SE CADASTRAR NO 'MEU CELULAR'
- Entre no site meucelular.sspds.ce.gov.br;
- Caso seja o primeiro acesso, o usuário deve clicar em "Solitar Acesso" e fornecer o número de CPF;
- Então, preencher o formulário com algumas informações pessoais, como nome completo, RG, endereço etc;
- Em seguida, o sistema validará a conta através do e-mail fornecido pelo usuário e solicitará a criação de uma senha;
- Com a conta já criada, é possível cadastrar o celular ou tablet, fornecendo dados como fabricante, modelo e IMEI — este pode ser consultado ao digitar *#06# no seu smartphone.
Então, em caso de roubo ou furto, o usuário poderá entrar na plataforma e criar um pré-alerta, que notificará à Polícia sobre o crime. É possível cadastrar mais de um aparelho por pessoa.
É importante frisar que a vítima deverá registrar um Boletim de Ocorrência sobre o delito, em até 72 horas, para que, enfim, as autoridades iniciem as investigações para recuperar o bem.
Com a confirmação do alerta, o aparelho roubado ou furtado passa a constar no sistema como tal, facilitando o trabalho dos agentes de segurança, que poderão consultar a situação dos itens encontrados ou apreendidos durante abordagens policiais.
Para o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o programa, fruto da parceria entre a Pasta, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deve reduzir o número de furtos e roubos de celulares e de tablets no Estado.
Camocim Polícia 24h
Nenhum comentário:
Postar um comentário