20 de outubro de 2023

STF DECIDE NÃO PRENDER TRAFICANTE AUTUADO COM POUCA DROGA

Siga-nos no Instagram @camocimpolicia24h

Barroso se posicionou contra "prender esses meninos primários por pequenas quantidades de drogas"

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quinta-feira (19), por unanimidade, que o regime adequado para o cumprimento de condenações por tráfico privilegiado é o aberto. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso chegou a dizer que é contra “prender esses meninos primários por pequenas quantidades de drogas”.

A tese foi aprovada na forma da chamada súmula vinculante – instrumento usado pelo Supremo para uniformizar decisões judiciais em todo o país.

O tráfico privilegiado é aquele que envolve pouca quantidade de drogas, réus com bons antecedentes e sem provas de envolvimento com facções criminosas.

A posição não é novidade no STF. Os ministros já vinham adotando o regime aberto nos casos de tráfico privilegiado, mas magistrados de instâncias inferiores ainda condenam os réus à prisão em regime fechado.

A proposta foi apresentada pelo ministro Dias Toffoli em uma tentativa de garantir que a jurisprudência do STF seja efetivamente seguida pelas instâncias do Judiciário e reduzir os recursos ao tribunal. A súmula foi aprovada no plenário virtual e o resultado proclamado nesta quinta.

Os ministros decidiram que é “impositiva a fixação do regime aberto e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos quando reconhecida a figura do tráfico privilegiado”. A regra vale para penas inferiores a quatros anos, desde que o réu não seja reincidente.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, disse na sessão desta quinta que a súmula é “importantíssima”.

– Prender esses meninos primários, por pequenas quantidades de drogas, quando não fazem parte do crime organizado, na verdade, é fornecer mão de obra para o crime organizado dentro das penitenciárias – defendeu.

Via Pleno News

19 comentários:

Anônimo disse...

Faz o L 👈🤫

Anônimo disse...

Fa o L agora será que valeu a pena vcs defender esses ladrões de terno só por um Bolsa família, será que algum pai de família está comemorando essa decisão, não seria melhor vcs trabalhar e defender os princípios da família de bem

Anônimo disse...

prender pra q ? eles estão se matando entre si mesmo.

Anônimo disse...

Eita , era assim que queriam...L

Anônimo disse...

O que esperar de um país desgovernado pelo descondenado

Anônimo disse...

É o que ganhamos ao eleger um descondenado

Anônimo disse...

Vai comendo, picanha, Raimundão

Anônimo disse...

Parabéns a quem elegeu o vagabundo, agora não chora quando o crime cobrar-te a conta

Anônimo disse...

Pouca droga lula tem que liberar mesmo toda hr fazendo proceder por causa de um ciggarinho , pode não atrasa a caminhada.

Anônimo disse...

Valeu mais do que apena fazer L a bandidagem que se lasque,cidade de bem trabalhador tem de onde tirar dinheiro a bandidagem que se lasque de novo estão se matando por eles mesmo

Anônimo disse...

Era pra devolver a droga também

Anônimo disse...

Nossola esses povos que elegeu esse corrupto, ladrão, envolvimento em vários crimes fraudulentos mexendo com o dinheiro público, principalmente da saúde e educação, devem está bem arrependidos agora. Agora vocês pais, e mães que votaram nesse corrupto, fiquem de olhos bem abertos para seus filhos e netos. VOCÊS queriam o LULA ? Agora faz o "L" de ladrão e vivam com o crimes crescendo e ganhando espaço na sociedade para fazer o mal.

Anônimo disse...

tudo desgovernado do jeito q o satanás gosta.

Anônimo disse...

Liberando 6 plantas pra kd usuário o prensado das facções vai acaba só vai ter flores.
e o tráfico vai trabalhar com cocaína e crack.

Anônimo disse...

Fais o L

Anônimo disse...

Faz o L jumentada

Anônimo disse...

Por isso a vitoria do ladrão foi comemorada nos presidios

Anônimo disse...

o supremo estar servindo só para soltar bandidos e criminosos

Anônimo disse...

Maconha é planta igual zabumba . Á zabumba deixa doido e só o que tem por aí é a maconha que acalma o juízo a galera tem preconceito vai entender.