23 de abril de 2021

VICENTINOS, UM GRUPO SECULAR EM CAMOCIM


O texto é do professor e historiador Paulo José. Confira (AQUI)


"Há 188 anos, no dia 23 de abril de 1833, um grupo de leigos franceses católicos, devotos e visionários, reuniu-se para fundar a primeira “Conferência de Caridade”, anos depois conhecida como “Sociedade de São Vicente de Paulo”.  

O que motivou aqueles homens de fé foi a prática da caridade, a santificação pessoal, o serviço desinteressado, a amizade entre eles e o ideal pela construção de um mundo mais justo, baseado nos valores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A “fundação colegiada” e a criação da Regra foram e são os pilares que mantêm a SSVP unida e fortalecida, até os dias de hoje. 


Em poucos anos, a entidade nascente crescia rapidamente dentro da França, vindo a atingir outros países da Europa e do mundo. Atualmente, a SSVP está presente em 152 territórios, reunindo 800.000 membros e mais de 1,5 milhão de voluntários, ajudando a 30 milhões de pessoas por ano. Aquela primeira Conferência (Saint-Étienne-du-Mont) multiplicou-se em 50.000 novas “comunidades de fé e de serviço”: um verdadeiro milagre de Deus. 

Em Camocim um registro de fundação é datado 1899, várias são as ações de caridade e fé diante dos mais necessitados de fé e pão."

 

"Os vicentinos são a pérola da igreja católica"  (Papa João Paulo II)

Nenhum comentário: