23 de setembro de 2020

FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO 2020 EM CAMOCIM-CE

 

“São Francisco: viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. 

 

A Festa de São Francisco é realizada tradicionalmente todos os anos em nossa Cidade de Camocim, considerada uma das maiores festas religiosas da região ela reúne milhares de devotos no grande e solene novenário, fazendo um verdadeiro mar humano para louvar e agradecer tantas graças recebidas de Deus pela valorosa intercessão do Seráfico Pai Francisco. 

Nesse tempo de pandemia, limitados pela infestação do mal que ameaça o bem das pessoas e comunidades, o contexto nos impede de celebrar a Festa de São Francisco aos moldes tradicionais, sobretudo no que se refere a grande concentração externa a cada noite; pois o tempo e situação sanitária  ainda não nos permitem grandes aglomerações.  Precisamos fazer adaptações na Festa. 



E celebraremos ampliando o número de celebrações durante o dia para garantir o uma participação presencial razoável de fiéis nas celebrações. Teremos todos os dias do novenário quatro celebrações, nos seguintes horários: 07h, 12h, 16h e 19h, a celebração da noite será transmitida pelas nossas redes sociais (Facebook: /paroqsaofranciscodaschagas e Canal do Youtube: Paróquia São Francisco das Chagas de Camocim-ce) que hoje tem grandes alcances. Seguiremos rigorosamente as instruções contidas nos protocolos das autoridades civis e sanitárias, como também os decretos diocesanos para garantir a máxima segurança dos fiéis. 

Não cancelamos, mas optamos por realizar a Festa da forma que é possível. Não poderemos fazer tudo que queríamos, mas também podemos colocar a vida dos fiéis e devotos em risco. 

Que o exemplo de São Francisco nos inspire e ensine a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. E tenhamos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida e de São Francisco das Chagas. 

Celebremos! Juntamente com São Francisco de Assis, das Chagas, de Camocim e do mundo inteiro. 

A Festa de Nosso Padroeiro será um grande momento de fé e esperança na vitória sobre esta pandemia. 

  

Frei Deusimar de Souza, OFMCap - Pároco 

Paróquia São Francisco das Chagas 

Frades Capuchinhos 

Nenhum comentário: