31 de julho de 2020

BOLSONARO PRIVATIZARÁ PRESÍDIOS E FARÁ PRESOS TRABALHAREM


Projeto do governo visa conceder presídios à iniciativa privada e fazer com que detentos paguem os custos 

Para ajudar com o problema de superlotação dos presídios brasileiros, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem um projeto que pode ser a solução: a privatização dessas unidades. A ideia é que os detentos possam trabalhar para reduzirem suas penas e que, com o salário, paguem por seus custos. 

Em entrevista ao portal Uol, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PP) do Ministério da Economia, Martha Seillier, falou sobre a iniciativa e explicou que o modelo seria realizado por meio de parceria público privada (PPP). Com isso, o setor privado poderia explorar a unidade prisional por um período de 35 anos. 


– Já estamos com os dois pilotos em estruturação e na etapa de estudo de viabilidade para saber como será o ressarcimento do investidor privado ao longo dos 35 anos (…) Acreditamos que o leilão possa acontecer no ano que vem – ressaltou. 

Por enquanto, há somente um modelo de presídio no país operando por meio da iniciativa privada desde sua construção até a administração. Ele fica localizado na cidade de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. A ideia, de acordo com Martha Seillier, é realizar mais dois novos empreendimentos em Santa Catarina (SC) e no Rio Grande do Sul (RS) que servirão de modelo para o resto do Brasil. 

– Se esses pilotos derem certo, muitos outros estados vão levantar a mão e demandar esse tipo de modelo. Aí de fato a gente começa a ter uma transformação nesse nosso sistema de segurança pública – destacou. 

Ao veículo, a secretária também apontou que o incentivo para os presos trabalharem é que, além do salário, eles reduzam o tempo de suas penas. Parte do salário também irá ajudar a manter o sistema. 


Leia a matéria completa AQUI

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso é bom até pra ressocialização deles. Esse é meu presidente.

Anônimo disse...

Esse e o nosso presidente

Anônimo disse...

Demorou, só Jair mesmo,
Tá reeleito em 2022,
O que tá faltando é só o povo de bem ter direto a defesa, ter direto ao porte de armas de fogo,

Fd disse...

A PTralhada já deve estar entrando com alguma ação no sentido de proibir tal projeto.