23 de junho de 2020

COVID-19: CAMOCIM EM 3º LUGAR EM CASOS CONFIRMADOS NO ACUMULADO EM DUAS SEMANAS, MOSTRA ESTUDO


Quanto a interiorização da Covid-19, uma análise de distribuição espacial e a intensidade da concentração de casos confirmados mostra que o município de Camocim ocupa o 3º lugar no Estado, perde somente para Sobral e Fortaleza, os números foram calculados em um intervalo de 14 dias, de segunda-feira (08) a domingo (21). Veja o mapa.

Enquanto a Capital agora representa apenas 35% dos casos no Estado, as regiões Norte, Centro-Sul e Cariri registram aumento de pacientes e sistemas de saúde sobrecarregados 

Uma ramificação de Fortaleza para os municípios do interior. Essa é a visualização básica da pandemia do novo coronavírus no Ceará, que se espalhou pela Região Metropolitana da Capital; nas últimas semanas, ganhou força na Região Norte e, agora, também avança no Centro-Sul do Estado. Especialistas em Saúde Pública e autoridades apontam que a interiorização da doença era um fenômeno epidemiológico esperado e teve na mobilidade rodoviária um fator importante de disseminação. 


O painel de monitoramento do Comitê Científico do Consórcio Nordeste expõe que, no Ceará, as cidades com aumento de casos nos últimos dias foram Iguatu, Juazeiro do Norte, Barroquinha, Baturité e Quixadá. 
Mesmo em cidades com declínio da curva epidemiológica e desocupação de leitos, o médico Maycon Fellipe, de Sobral, não descarta novos picos da doença. "O que se espera, baseado no que sabemos, é que cada novo pico não seja tão intenso quanto o primeiro porque já conhecemos a doença, temos mais testes disponíveis e vamos ter estrutura assistencial mais organizada. Além disso, temos medidas que vão ficar na cultura, como a higienização e o distanciamento de pacientes suspeitos". Pondera. 
Quanto a interiorização da Covid-19, uma análise de distribuição espacial e a intensidade da concentração de casos confirmados mostra que o município de Camocim ocupa o 3º lugar no Estado, perde somente para Sobral e Fortaleza, os números foram calculados em um espaço de 14 dias, de segunda-feira (08) a domingo (21). Veja o mapa: 

Com informações do Diário do Nordeste

Um comentário:

MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH disse...

a situação é muito preocupante ,lamento que tenha falta de colaboração dos cidadãos