8 de maio de 2020

PAI DE JOVEM QUE MORREU DE INFARTO RECLAMA DO SAMU DE CAMOCIM E DESABAFA: "MEU FILHO NÃO TEVE UM PRONTO ATENDIMENTO QUE PODERIA LHE TER SALVO A VIDA”


O oficial de Justiça Airton Tabosa, muito conhecido e benquista aqui em Camocim, fez um desabafo no seu perfil do facebook sobre a morte do seu filho Bruno Tabosa, 21 anos, o qual faleceu na terça-feira, 05, vítima de infarto. Airton Tabosa declarou que por mais de 50 minutos tentou acionar o SAMU 192 de Camocim para tentar salvar a vida de seu filho mais a burocracia não permitiu. Confira abaixo o desabafo de um pai inconformado por perder um filho de forma tão precoce: 

"O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como o próprio nome diz, foi criado para atender aos casos de urgência. O SAMU, que atende pelo conhecido canal de atendimento 192, "tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte". Isso é o que se espera de um serviço de pronto atendimento de urgência: o atendimento incontinenti aos chamados que lhe são dirigidos, uma vez que 1 segundo a mais de demora no atendimento representa a diferença entre a vida e a morte. Acontece que esse princípio que originou o serviço do SAMU não é conhecido pela Unidade de atendimento local. 


Infelizmente, nossa família precisou de um atendimento de emergência nesta semana e encontrou a barreira do "protocolo" e da "burocracia". Enfim, o objetivo de 'salvar uma vida' foi posto em 'terceiro plano, colocou-se em frente a burocracia. Mais precisamente na terça-feira última, ligamos por volta das 8h da manhã utilizando o número 192. E como, após insistentes chamadas não éramos atendidos, corremos até lá(uma vez que residimos a cerca de 100m da Unidade). Minha filha e esposa foram recebidas pela extrema burocracia. Desesperadas, chorando, implorando atendimento, ...mas os servidores de urgência disseram "que tinham de seguir o protocolo" ; 'que elas tinham de ligar para o 192'... Deram-lhe um telefone celular e falaram: vc diz que não está aqui, 'senão, não irão atender'. Pois bem, foi o que minha filha fez. Mas, pasmem..., quando minha filha falou com a atendente, esta perguntou se ela estava com o paciente a ser atendido, falou que a pessoa estava desmaiada, colocando secreção com sague pela boca, mas que não estava com o paciente, que ele estava com a esposa num endereço informado no bairro Rodagem do Lago, em Camocim-CE, a atendente disse também que não podia atender, pois a ligação deveria ser realizada pela esposa, onde o paciente se encontrava. Registre-se que naquele momento existiam 3 ambulâncias disponíveis, inclusive, a UTI móvel. Nesse momento, partimos para o endereço onde se encontrava desmaiado e ainda com sinais de vida o meu filho... Ao chegar no local, vi a esposa do meu filho/paciente desesperada ligando pela 8a vez.. tomei-lhe o telefone, e continuei o insistente chamado... o atendente, dessa vez, queria saber os dados do paciente, como idade, rg, ... para poder liberar o atendimento..., bradei quase em prantos "que meu filho estava morrendo, não era momento pra se apegar a pormenores..." Nesse momento, após passados mais de 50min de espera do primeiro contato sem atendimento, encontrei 3 'anjos' que ali passavam e que aceitaram me ajudar colocar meu filho no meu próprio carro pra seguir pra Unidade de Saúde(Hospital Dep Murilo Aguiar)... saímos em disparada, com sinal de alerta ligado e buzina acionada, sem respeitar, naquele momento de desespero, os sinais de preferência no tráfego. Infelizmente, ao chegarmos ao Hospital, apesar de sermos bem e protamente atendidos por aqueles funcionários, meu filho deu entrada na unidade já em óbito. Por enquanto, estou fazendo esse desabafo para que a Unidade local do SAMU mude urgentemente a forma de atendimento, a fim de que possa alcançar seu objetivo e possa SALVAR outras VIDAS. Infelizmente, meu filho não teve um pronto atendimento que poderia lhe ter salvo a vida."


Camocim Polícia 24h

27 comentários:

Anônimo disse...

protocolos de ou para estética...infelizmente uma pessoa veio a óbito por isso,meus pêsames a família.

Anônimo disse...

Para ficarmos cientes de como funciona o atendimento do SAMU...
É feito a ligação para o 192, esse atendimento não vai direto para a unidade de Camocim, assim como não vai para qualquer outra cidade...
Quando você liga 192 e solicita um antedimento, a sua chamada é direto para a central que fica em Fortaleza, lá você vai explicar o que está acontecendo e dependendo do nível de gravidade é solicitado a UTI que conta com Enfermeiro e médico ou a unidade básica que conta com o técnico...
Logo após ser solicitado na central, eles acionam a unidade de Camocim...
Para ficarmos cientes, o SAMU Ceará tem um dos atendimentos mas rápidos de todo o Brasil, tendo no máximo 10 minutos após ser acionado na central para que eles repassem a solicitação à unidade de camocim... E só assim é liberado a ambulância para o atendimento...
NÃO É SÓ NO CEARÁ, MAS TODO O BRASIL FUNCIONA DESSA FORMA...
Ao contrário da PM que quando você liga, o atendimento vai diretamente para o quartel...

Anônimo disse...

Iniciou muito mau em ossa cidade, já são várias reclamações, várias mesmo e com essa última aí não tem condições não viu. Não culpo os profissionais mais sim a sistemática de atendimento

Unknown disse...

sinceramente eu não concordo pois se e um pronto atendimento tem que ser pronto atendimento pois tem número 192 e fica dentro da cidade não precisa tanta burocracia e lamentável

Anônimo disse...

NO BRASIL ATE OS MELHORES HOSPITAIS DE ELITE,QUE COBREM PLANOS DE SAUDE PARA QUEM TEM UM ALTO PODER AQUISITIVO,DEIXAM MUITO A DESEJAR. IMAGINEM UM PAU DE ARARA MOVEL Q NEM O SAMUR...

Anônimo disse...

Tudo culpa desses corruptos que só pensam em botar no bolso bando de URUBUS aí ficam batendo na mesma tecla, cuidado com o Corona cuidado não saiam.de cada vão se arrombar bando de carniceiro vc s tem a audácia de dizer que estão preocupados com o povo

Anônimo disse...

Caiam na real isso e uma patifaria eles falam que o decreto e pq se preocupa com o povo agora eu pergunto esses políticos se preocupa com agente ??? Eu mesmo respondo nem aqui e nem na China tudo golpe político os estados que mais aderiram a os decretos todos São contra o presidente aí eu pergunto NÃO E NO MÍNIMO ESTRANHO BANDO DE URUBUS

Anônimo disse...

Entam ta servindo de nad esse SAMU. Eles vinheram pra que, para ficar de enfeite so pode ne! Porque nem uma vida eles fizeram nada, mas se fosse com algum familiar deles eu aposto que na hora tinham corrido. Entam pra que vçs estam aqui se nao podem fazer nada e é essa burocracia toda.

Anônimo disse...

Na hora de salvar uma vida não deveria ter protocolo

Anônimo disse...

Na hora de salvar uma vida não deveria ter protocolo

Anônimo disse...

Pronto atendimento é pronto atendimento, se for pra se lerdo é melhor ligar pro rabecão. E se o no Ceará é dos mais rápidos do país e vão-se 50 minutos ou mais ai, ai,ai... Imagina se aqui fosse uma cidade grande como seria a RAPIDEZ?
Salva-se primeiro a vida,depois se preenche fomulários burocráticos. A razão da existência do serviço não é salvar vidas, ou será preencher formulários burocráticos?
Sugestão muda-se o nome para Serviço de Atendimento a Formulários: SAF.
Nada justifica a perda de vidas.

Anônimo disse...

na frente da upa e na garagem tem várias ambulâncias paradas vai lá pedir ajuda pra socorrer alguém pra ver se eles vão agora ficar criticando só o samu é palhaçada

Elton disse...

Tao rapido que a família do rapaz passou 51mimuto tentando,vindo o rapaz falecer,era bem feito.que o pai dele como e oficial de justica,entrasse com um processo e um pedido de idenizacao milionária contra o município,nao vai trazer o rapaz de volta,mas pelo menos tbm eles nai ia fazer mas isso com outras pessoas que precisarem,e e porque o pai do rapaz e oficial de justiça,imagine se fosse uma pessoa comum,tava lascado mesmo

Anônimo disse...

O certo é o atendimento ser feito por telemarketing da própria cidade onde o SSMU é instalado, pois fica melhor para controle político, social e para que se possa efetivamente punir o responsável ou gestor por omissão e obstrução de atendimento - o que pra ser punido com pena de 10 a 40 anos de reclusão, pois diante de mal atendimento, o paciente certamente perde a vida.

Anônimo disse...

Outro dia um vizinho meu da rua Santa Terezinha passou mal da pressão, ligaram para o Samu e desligaram o telefone na cara de quem ligou , não deixou nem a pessoa terminar de falar .

Anônimo disse...

Pois demorou 1 hora para o atendimento médico chegar...10 minutos só se for na CHINA.

Anônimo disse...

Tão rápido que o rapaz passou quase 1h e morreu por falta de atendimento.
Quero ver seguir esse protocolo quando for alguém de família "importante" precisando de atendimento

Conceição taboza disse...

É isso aí tio Airton eles têm culpa da morte do meu primo, se fosse alguém da família deles eles tinha atendido bem ligeirinho 😥

Conceição taboza disse...

É isso aí tio Airton eles têm culpa da morte do meu primo, se fosse alguém da família deles eles tinha atendido bem ligeirinho 😥

Anônimo disse...

Tão rápido que o rapaz passou quase 1h e morreu por falta de atendimento.
Quero ver seguir esse protocolo quando for alguém de família "importante" precisando de atendimento.

Anônimo disse...

meus pêsames a família

Anônimo disse...

meus pêsames

João disse...

Isso aconteceu com minha sobrinha aqui em Camocim eu chamei o SAMU por 3 vezes e não apareceu

Anônimo disse...

Mais pra atender bebo na rua e levar pro hospital eles são rápidos.
Que até desacatou um médico e médico deu uns deboche neles para trazer bebos vcs são rápidos. Mas pra trazer quem realmente precisa tem burocracia.

Anônimo disse...

Antes de falar besteira tu primeiro pensa, e depois eles ligaram para o serviço específico.

Anônimo disse...

10min, é pra rir!

Anônimo disse...

10 minutos é oo baixaria kkkkk meus pêsames a família