2 de abril de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL DÃO 72H PARA GOVERNO DO CEARÁ EXPLICAR GRANDE DEMORA EM EXAMES DO COVID-19


Ministérios Públicos Estadual e Federal questionam fila de espera, critérios para grupos de risco e número de pessoas internadas com o novo coronavírus. 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) devem prestar esclarecimentos aos Ministérios Públicos Estadual (MPCE) e Federal (MPF) sobre a fila de exames para detecção do novo coronavírus, critérios para grupos de risco, quantidade de pessoas internadas e resultados de testes. Sesa e Lacen têm 72 horas para responder. 
A cobrança dos órgãos corrobora com questionamentos de cearenses que fizeram testes para confirmar se os sintomas que tiveram eram de Covid-19, mas ainda aguardam a entrega da conclusão. É o caso do comerciante Helano de Freitas Braga Junior, 26, que buscou um hospital na madrugada do dia 27 de março com falta de ar. 

Com a crescente demanda de novos exames, relatos de demora no recebimento também aumentam. 
Segundo o Ministério da Saúde, o Ceará registra 20 mortes por coronavírus, nesta quinta-feira (2). Até o dia 31 de março, pelo menos 5.218 exames para detectar o vírus foram realizados no Estado. Segundo a Sesa, 81,4% delas foram processadas pelo laboratório público. Com a crise causada pela Covid-19, o Lacen precisou aumentar a quantidade de exames do tipo 'swab' produzidos de 10 para 1.300 diariamente. Para lidar com a demanda, a Secretaria informou que importou 500 mil novos testes e estima que a capacidade será triplicada dentro de 30 a 60 dias. 

Leia o restante da matéria no Diário do Nordeste

2 comentários:

Anônimo disse...

Só politicagem

Anônimo disse...

Eu vou responder não querem dar a informações que o povo presisa só isso e o povo não abrem os olhos