3 de agosto de 2019

ESTUDO APONTA ITAPIPOCA COMO A CIDADE MENOS VIOLENTA DO NORDESTE. CONFIRA AS MAIS VIOLENTAS


Os dados correspondem ao ano de 2016. Maracanaú é considerado o município mais violento do Ceará, o quarto do Nordeste e a sexta nacionalmente. Capital cearense é a quinta mais violenta do Estado

A cidade de Itapipoca, localizado na região Norte cearense, é considerada a menos violenta do Nordeste, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, divulgada no final do mês de julho. O município possui 126 mil habitantes e 14 homicídios registrados em 2016, no qual gerou uma taxa de 11,09%. 
Esse relatório é do “Ranking da Violência no Brasil. Diagnóstico dos Dados por Agressão. Cidades com 100 Mil habitantes e Mais”, da UFCG. Os dados foram resgatados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM/DATASUS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e correspondem ao ano de 2016.
O Ceará tem nove municípios no ranking. De acordo com o estudo, Maracanaú é a mais violenta do Estado, a sexta nacionalmente e fica em quarto lugar na lista relacionado ao Nordeste, perdendo apenas para três cidades da Bahia: Lauro de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis. A Capital cearense é a quinta mais violenta do Estado.
Os demais municípios cearenses presentes no ranking são Juazeiro do Norte, Caucaia, Maranguape, Crato, Iguatu e Sobral. Veja a tabela.


Conforme dados do estudo, das dez cidades mais violentas em suas taxas de homicídios, cinco são nordestinas (três na Bahia, uma no Ceará e em Sergipe), três nortistas (no estado do Pará), uma sudestina (no Rio de Janeiro) e uma do centro-oeste (Goiás).

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: