13 de julho de 2019

COLOMBIANOS ESPALHAM REDES DE AGIOTAGEM EM TODO ESTADO DO CEARÁ


Ao todo, foram detidos 11 integrantes de grupo que movimentou cerca de R$ 2 milhões nos municípios de Pentecoste, General Sampaio e Apuiarés, no interior do estado.

O Ministério Público Estadual deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Préstimos, para combater crimes de agiotagem comandados por colombianos no Ceará. Na força-tarefa, que teve apoio da Polícia Civil e a Polícia Militar, foram presos 11 integrantes de uma organização criminosa que movimentou cerca de R$ 2 milhões nos últimos meses.
Os mandados de prisões foram cumpridos nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Umirim e Paraipaba. Entre os detidos, estão três colombianos que lideravam o grupo e cearenses. Até a publicação desta matéria, os advogados dos suspeitos não foram localizados.
A organização atuava com empréstimos de dinheiro a juros extorsivos nas cidades de Pentecoste, General Sampaio e Apuiarés. Além das prisões, foram apreendidos celulares, computadores, cartões de visita, cartões, cadernos de cobrança, dinheiro e veículos.

Em Camocim, pm's da antiga Força Tática prenderam em Agosto do anoa passado dois colombianos acusados de agiotagem. Relembre AQUI

De acordo com as investigações, o grupo distribuía cartões de visitas a empresários e comerciantes da região oferecendo os serviços. Segundo o promotor de Justiça que comandou a operação, Jairo Pereira Pequeno Neto, a cobrança de juros sobre os valores emprestados era diária e realizada de forma ostensiva e ameaçadora.
As tarefas do grupo criminoso eram bem divididas, contando com a presença de cobradores, fiscais e gerentes. A associação criminosa possuía , inclusive, um aplicativo de celular para controle dos clientes, dos valores emprestados e para cálculos dos juros.
Os recursos captados a partir de empréstimos extorsivos destinavam-se a um fundo administrado pelo grupo e reinvestido para a estruturação de novos empréstimos em outras cidades.

Fonte: G1Ce

18 comentários:

Anônimo disse...

Em camocim ta cheio disso, cadê as autoridades q ñ vêem isso?

Anônimo disse...

alguma coisa tem que ser feita, Camocim tá tomado por eles. E tem mais, tem muitos aqui da cidade trabalhando pra eles, nossa cidade está ficando desmoralizada, eles cobram e ameaçam na frente de todo mundo, fazem pouco de nossas leis.

Anonimo disse...

Ameaçam de morte até

Anônimo disse...

A POLÍCIA de Camocim tem q pegar ESSES caras os comeciates de Camocim não aguentam mais. Camocim tá cheio de colombiano agiotas.

Anônimo disse...

Em Martinópole eles todos os dias vem buscar o dinheiro.

Anônimo disse...

E em Granja também!providência já!

Anônimo disse...

Aqui em bitupita também tem 😵

Anônimo disse...

Em Granja também tá cheio

Anônimo disse...

Em granja também tá do mesmo jeito

. disse...

Burro e quem pega $$ com esses.
Geralmente já tá fudido no banco nome suju, aí não tem crédito, aí entra nessa roubada.

Anônimo disse...

A polícia só quer saber de crime de tráfico de drogas pq existe um adestramento para direcionar as ações só para combate ao tráfico os outros crimes eles não estão nem aí.

René disse...

Eles tem que responder pelo crime mas acho que eles não obrigam ninguém a apegar o dinheiro. O nego ja pega sabendo

Anônimo disse...

Concordo com vc e de mais

Anônimo disse...

A barra do Ceará tá lotado desse colombianos .

Unknown disse...

E em granja tá cheio minha vizinha foi ameaçado e eles falaram que ia pegar o filho dela

Anônimo disse...

aqui em camocim tem de mas viu....eles tao ameaçando tambem

Anônimo disse...

aqui em granja ta uma ipidemia deles,sem conta que ameaçao quem deve.

Anônimo disse...

Ta cheio desses alma sebosa aq na minha cidade até escritório eles tão expandindo aq tem uns q vem cobra as pessoas aq até armado vem q eu já vie