16 de janeiro de 2019

"DESATIVAÇÃO DA CADEIA PÚBLICA DE CAMOCIM", UM SONHO ANTIGO DA POPULAÇÃO!


Com a decisão do governo de desativar no mínimo 80 das 119 cadeias do interior do Estado devido a onda de ataques violentos na capital e no interior, esse seria o momento exato para as autoridades que representam o nosso município (executivo, legislativo, judiciário e MP) intercederem junto ao governador para a desativação da tão polêmica cadeia pública de Camocim. Até o presente momento não se sabe ao certo se nossa cadeia será ou não desativada, o que existe mesmo é muita especulação.

Localização polêmica

Há tempos a população do município implora junto às autoridades pela desativação ou pelo menos a mudança de localização da cadeia pública. Encravada em pleno Centro da cidade ela é uma ameaça constante para moradores e comerciantes do entorno. Para se ter ideia a cadeia está localizada a cerca 20 metros do prédio do Fórum; a cerca de 50 metros do prédio onde funciona a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores; a cerca de 15 metros da Caixa Econômica Federal e rodeada por moradores e comerciantes que há tempos reclamam da situação. Vale ressaltar que durante uma rebelião ocorrida em 2016, houve a destruição de grande parte da cadeia e durante a fuga dos detentos, 15 deles invadiram e se esconderam dentro de uma residência de uma conhecida família da cidade. Os detentos foram capturados pela PM momentos depois, no entanto, ficou o trauma para os moradores da casa.


Destaque negativo

Prédio antigo, superlotação, paredes frágeis e úmidas, grades enferrujadas e danificadas, cadeados inapropriados, grande números de aparelhos celulares com os detentos, tudo isso faz parte dos inúmeros problemas que passa atualmente a cadeia pública de nossa cidade. Infelizmente a cadeia de Camocim, principalmente nos anos de 2016 e 2017, virou destaque negativo em todo Estado com duas grandes rebeliões, homicídio, lesões corporais graves, tráfico interno de drogas e a permissão para entrada somente de detentos de uma só facção. Todos esses problemas já são de conhecimentos de todas as autoridades de Camocim e do Estado, no entanto, até agora nada foi feito além de promessas e mais promessas.

Superlotação

Com as inúmeras prisões efetuadas pela polícia já era esperado que a cadeia ficasse superlotada. Com capacidade para apenas 67 detentos, atualmente a cadeia comporta quase que 300, mais que o triplo de sua capacidade. Como já dizia um Agp, "cadeia lotada é sinônimo de estresse, insatisfação, nervos a flor da pele, a cadeia se torna um verdadeiro barril de pólvora."

Promessas

No início do ano de 2018, o Governo do Estado anunciou a desativação de todas as cadeias do interior e a construção de 14 presídios regionais. Na época houve até certa empolgação da população de Camocim, pois a promessa era desativar a atual cadeia e a construção do presídio regional fora da sede de nosso município. Pelo que podemos comprovar, tudo não passou de mais uma promessa.
A população de nosso município pede que as autoridades parem com tanta promessa e que se empenhem para que essa cadeia problemática seja enfim desativada, esse é o momento, já que cerca de 23 cadeias do interior já foram fechadas.

Camocim Polícia 24h

12 comentários:

  1. o prédio poderia ser a delegacia de Polícia Civil.fica a dica para as autoridades COMPETENTE. em vez de fazer uma delegacia.

    ResponderExcluir
  2. o prédio poderia ser a delegacia de Polícia Civil.fica a dica para as autoridades COMPETENTE. em vez de fazer uma delegacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia,alias excelente ideia. 👏👏👏👏

      Excluir
    2. Concordo
      Em vez de ficarem alugando locais
      Poderiam mudar a Dc para o presidio
      Seria melhor
      Teria onde guardar as viaturas e sem causar falar que teriam mais espaço

      Excluir
  3. Excelente a matéria Sargento Flávio, as autoridades tem que fazer alguma coisa em benefício das pessoas de bem.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria Sargentão, parabéns meu peixe !!!

    ResponderExcluir
  5. vamos se mexer legislativo,diante essa crise q passamos,facam algo pela populacaode camocim.

    ResponderExcluir
  6. mais as autoridades(politicos) não ouve a voz do povo.

    ResponderExcluir
  7. os políticos tão mais fraco q caldo de bila...

    ResponderExcluir

AVISO: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do blog Camocim Polícia 24h não reflete, obrigatoriamente, a opinião do blog. Os textos publicados são de exclusiva e total responsabilidade do leitor que a enviou. O blog Camocim Polícia 24h reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Lembramos ainda a todos que forem utilizar deste espaço que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Informamos também que todos os comentários ficam registrados através da numeração de IP. Por tanto, faça seu papel de cidadão de um país democrático e use esta ferramenta de forma correta.