4 de novembro de 2016

PREOCUPANTE! CEARÁ É LÍDER NO NORDESTE EM CASOS DE SUICÍDIO


Com 533 casos registrados em 2015, o Estado teve um crescimento de 9,2% em relação a 2014, quando 488 pessoas tiraram a própria vida

O Ceará é o estado do Nordeste com a maior quantidade de suicídios. Com 533 casos registrados em 2015, o Estado teve um crescimento de 9,2% em relação a 2014, quando 488 pessoas tiraram a própria vida. Se a análise levar em conta as taxas de ocorrências por 100 mil habitantes, o Estado permanece no topo do ranking, com seis casos. A média nacional é de 4,2 por 100 mil habitantes, conforme o 10º Anuário Sobre Segurança Pública.
De acordo com o psiquiatra do Hospital Universitário Walter Cantídio e coordenador do Programa de Apoio à Vida (Pravida), Fábio Gomes de Matos e Souza, o número aumentou em todo o Brasil, mas esse acréscimo foi maior no Ceará em decorrência de existir aqui maior desagregação, desestruturação familiar, abuso de álcool e droga e pela falta de estrutura da rede de saúde para tratar transtornos associados ao suicídio.
“São dois grandes grupos preditores do suicídio: os que tentaram prévia e os portadores de transtornos mentais. Os cinco principais transtornos mentais associados ao suicídio são: depressão, transtorno bipolar, abuso de álcool e outras drogas, esquizofrenia e transtorno de personalidade, principalmente o borderline. Se há uma falha no sistema, se não há medicação e terapia, há uma agravamento desses transtornos. Fica crônico e muitas vezes o paciente vê nisso a única saída”, explica Fábio, que também é professor Titular de Psiquiatria da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Do blog: A pesquisa só veio comprovar o que o blog Camocim Polícia 24h vem postando há anos. Quase que diariamente postamos casos de suicídio no Ceará, sendo que em alguns dias os casos chegam ao numero de três ou até mesmo quatro. Realmente os números são alrmantes. 
Perfil

O especialista aponta que o suicídio acontece em todas as classes sociais e em idades, mas que há um aumento entre mulheres jovens. Há ainda que se destacar que a organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 90% dos casos são evitáveis, o que reforça a necessidade de se olhar com cuidado para o dado. “Se não houver uma mudança na rede, se não colocarmos proteção em pontes e viadutos, aumentarmos o controle de receitas e proibir a venda de chumbinhos, esses números vão aumentar”, alerta.
No Ceará, o atendimento ao suicida acontece nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). Na Capital, são 14 (sendo seis Álcool e Droga, seis gerais e dois infantis). O Projeto de Apoio À Avida (Pravida), coordenado pelo professor Fábio Gomes, é uma das iniciativas com o foco à assistência terapêutica e prevenção a pessoas que tentam suicídio.
Com 12 anos de existência, o projeto atende por semana de 25 a 30 pacientes. Com o máximo de 12 sessões com alunos capacitados, a intenção é ter tempo de amenizar a crise do paciente e encaminhá-lo para outros serviços e garantir continuidade do trabalho. “É um número muito pequeno diante de uma população de Fortaleza com 2,5 milhões de habitantes”, conlui.
Outro serviço existente é do Centro de Valorização à Vida (CVV), organização que tem como missão a prevenção do suicídio. A unidade de Fortaleza existe há 30 anos e conta com 32 voluntários no atendimento telefônico de pessoas com problemas emocionais.

Fonte: DN

3 comentários:

Anônimo disse...

Nada vai parar esse mal que está assolando o nordeste, se não por Jesus Cristo,podem fazer associação, grupos, estudos, nada vai adiantar. Será que as pessoas não veem que isso é um trabalho do diabo? na bíblia está escrito que: que Jesus Cristo veio desfazer as obras do mesmo, as pessoas precisam mudar de vida chega de viver segundo o coração humano, as famílias precisam confessar Jesus como Senhor e Salvador de sua vidas,no evangelho de João 10.10, Jesus é muito claro no que diz; o ladrão(diabo) veio somente para roubar, matar e destruir, mas eu vim para que tenham vida e as tenham em abundância.Meus amigos cuidem das sua vidas e da sua família, deixa Jesus entrar na tua casa. Jesus te ama, Jesus te chama.

Anônimo disse...

Fiz um comentário a respeito desse acontecimento macabro de mortes e falei que Jesus pode resolver esta situação, mas não foi registrado, negaram o nome de Jesus, blogueiro Jesus também resolve a tua causa, ele te ama.

Anônimo disse...

Muito obrigado pela atenção blogueiro, valeu, Jesus Cristo é; o caminho a verdade e a vida.