11 de outubro de 2016

CLASSE UNIDA E FORTE! 27 MILITARES FORAM ELEITOS NOS MUNICÍPIOS CEARENSES EM 2016


Vinte e sete militares foram eleitos para cargos políticos nas eleições municipais de 2016 no Ceará. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 169 candidatos às eleições municipais no Ceará identificam sua ocupação como policial militar, 162 disputaram o cargo de vereador, três a prefeito e quatro a vice-prefeito. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Estado, esses parlamentares tendem, além de se dedicar à temática da segurança, se organizar para defender temas ligados à classe.
Em 2012, foram cerca de 150 candidatos da mesma profissão. Levantamento da Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACS), com dados do boletim interno da PM, mostram que 125 policiais militares saíram da ativa para tentar carreira política.
Dos parlamentares eleitos, dois foram em Fortaleza. São eles: Soldado Noélio e Julierme Sena, inspetor da Polícia Civil, ambos do PR. Para Noélio, é gratificante ter representantes da instituição assumindo cargos como esses, de responsabilidade política, atuando diretamente no Poder Legislativo.
“Consideramos importante a representação na Câmara. Um representante conhece os problema da sua categoria. No caso, conheço de perto as dificuldades da segurança pública e poderei ajudar muito com minha experiência, contribuindo com projetos que possam ajudar a cidade a sair desta situação de insegurança”, disse ele, acrescentando que “também acreditamos que segurança não se faça somente com homem. Mas, lógico que temos de dar estrutura e salário para estar motivado, mas precisamos trabalhar outras áreas como cultura, educação, porque a gente sabe que estas áreas influenciam diretamente nos resultados da segurança”.
O deputado Cabo Sabino (PR) comemorou a representatividade da categoria na política e afirmou que, além da segurança, os novos parlamentares irão propor melhorias em outras áreas. Disse, ainda, que pretende marcar uma reunião com o governador Camilo Santana para apresentar o grupo, que além de vereadores tem um prefeito e dois vices eleitos eleitos no último último dia 02 de outubro.

Prefeitura

Em 2012, por exemplo, o capitão da Polícia Militar Wagner Sousa tornou-se o vereador mais bem votado da capital. Em 2014, ele repetindo o feito e se tornou deputado estadual. Agora, em 2016, Capitão Wagner é candidato a prefeito. Além dele, outro nome ligado à segurança, o ex-delegado da Polícia Federal no Ceará, o deputado federal Moroni Torgan (DEM), é candidato a vice na chapa do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário: