VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

quinta-feira, 14 de julho de 2016

VÍDEO MOSTRA TENTATIVA DE FUGA EM DELEGACIA DE FORTALEZA


Mais uma fuga foi registrada em delegacias da Capital. Desta vez, o fato ocorreu em uma unidade que passou por uma longa e completa reforma. Na tarde de terça-feira (12), pelo menos, dois presos considerados de alta periculosidade conseguiram escapar daquela Especializada e não foram ainda encontrados. Já nas redes sociais, circula um vídeo mostrando uma tentativa de fuga em massa ocorrida recentemente no 34º DP (Centro).
A superlotação de presos nas unidades da Polícia Civil do Ceará, em especial na Grande Fortaleza, é uma conseqüência do estado calamitoso em que se encontra o Sistema Penitenciário da Região Metropolitana, que deveria receber os detentos oriundos das DPs.
Estima-se que, cerca de mil presos estejam hoje nas carceragens das delegacias da Capital cearense e de sua Região Metropolitana.
Sem vagas no Sistema Penal, eles permanecem nas unidades da Polícia Judiciária sem perspectiva de transferência. As audiências de custódia têm sido a saída encontrada pela Justiça para amenizar o problema. Nelas, a Justiça pode determinar a libertação do preso, com o uso de tornozeleira eletrônica. Hoje, são mais de 1.300 detentos usando tal equipamento (que monitora o detento durante 24 horas).
Contudo, as tornozeleiras são facilmente tiradas pelos presos mais experientes e perigosos.  Sem o equipamento e livres da prisão, a maior parte volta a praticar crimes como assaltos, tráfico de drogas e até assassinatos. Há também os quem são mortos usando o aparelho.

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Nenhum comentário: