Uma fuga em massa foi registrada no Centro Educacional de Sobral, na tarde de ontem. De acordo com informações do 3ºBPM (Sobral), havia 71 adolescentes no local e 56 escaparam. Apenas 15 infratores ficaram na unidade. Até o fechamento desta edição, oito fugitivos tinham sido recapturados pela PM. Neste ano, 410 adolescentes em conflito com a lei fugiram no Ceará.
Conforme o juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, os internos se rebelaram, renderam o agente que estava no local e fugiram. "Arrombaram o portão e saíram pela porta da frente", explicou o magistrado.
A Polícia Militar iniciou as buscas logo após a fuga ser comunicada. Os militares informaram que já têm indicativos de onde estão alguns adolescentes e estão fazendo diligências para recapturá-los. Um policial disse que a unidade violada fica no bairro Terrenos Novos, ao lado de uma creche municipal.
Superlotado
Clístenes Gonçalves explicou que o Centro Educacional tinha capacidade para abrigar 40 infratores e, mesmo quando funcionava dentro da capacidade, apresentava condições precárias. "Na verdade a unidade era apenas para internações provisórias, que não representam um número muito grande entre as sentenças. Porém, com a crise no Sistema Socioeducativo, as unidades daqui de Fortaleza não comportam a demanda e foram feitas algumas mudanças estruturais nesta unidade de Sobral, que passou a aceitar adolescentes sentenciados, inclusive para cumprir medidas longas. Foi feito um arranjo, que não funciona a contento", afirmou.
Na última terça-feira (28), o governador Camilo Santana sancionou a Lei que cria a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, que passará a ser responsável pela administração dos Centros Educacionais do Estado.
Fonte: DN
Vídeo: Whatsapp do Camocim Polícia 24h
Nenhum comentário:
Postar um comentário