21 de maio de 2016

GOVERNO ACEITA AS PROPOSTAS DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS E GREVE É CANCELADA

Pelo menos sete presos morreram durante as rebeliões no Complexo Penitenciário de Itaitinga. O secretário também informou que a greve foi encerrada e que “a categoria deve voltar ao trabalho imediatamente”.

Pelo menos sete presos morreram durante as rebeliões no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, que teve início na manhã deste sábado (21). A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou três óbitos, no início da noite. O secretário Hélio Leitão não descartou que o número de óbitos pode ser maior já que a situação em todas as unidades que tiveram confrontos ainda está sendo avaliada pelo Governo do Estado.
O secretário não especificou em qual unidade os presos morreram. Informações repassadas ao Diário do Nordeste dão conta que as mortes ocorreram na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) que integra o Complexo, junto com a CPPLs II e IV. Conforme apurado, a situação no Complexo ainda não foi estabilizada e a energia no local está cortada desde o início da noite.
De acordo com Hélio Leitão, as rebeliões ocorreram porque os agentes penitenciários, que iniciaram a greve neste sábado apesar da Justiça ter considerado o movimento ilegal, tentaram impedir a visita dos familiares dos detentos. A Polícia Militar foi acionada, e segundo o titular da Sejus, “os agentes tentaram um confronto com os policias que teria consequências imprevisíveis”.

O secretário reforçou que o movimento dos agentes foi considerado ilegal e que o Ministério Público deverá investigar o que ocorre nas unidades. Hélio reforçou que as rebeliões trouxeram “grandes prejuízos para o Estado”. As visitas dos familiares estão mantidas para este domingo (22), segundo a Sejus, nas unidades que não registraram rebeliões.

Greve dos agentes é encerrada

O secretário também informou que a greve foi encerrada e que “a categoria deve voltar ao trabalho imediatamente”. De acordo com ele, o Governo aceitou incorporar a Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) passando do atual percentual de 60% para 100%, de forma escalonada.
O Governo também aceitou enviar uma nova mensagem do Governo à Assembleia Legislativa para equiparar o valor a ser pago aos agentes quando os mesmo atuarem em dias de folga. Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), conforme regulamentação estabelecida pelo Governo, os policiais recebem R$ 20,00 pela hora trabalhada nestas circunstâncias, enquanto para os agentes a remuneração seria de R$ 9,86.

Com informações do Diário do Nordeste

9 comentários:

Anônimo disse...

Gracas a Deus assim ficamos mas despreocupado...

Anônimo disse...

parabens a nossa categoria , e a unica categoria que em menos de um dia se resolve tudo ,,,,,,

Anônimo disse...

E em relação ao concurso público para agente penitenciário, vc sabe me dizer Flávio se haverá? ???

Anônimo disse...

Se as reivindicações forem aceitos, então terá concurso? ????

Anônimo disse...

e o concurso nada?

Camocim Polícia24h disse...

Acho que se for ter só no próximo ano.

Anônimo disse...

Parabéns à categoria que sabe que o sistema carcerário é um caos e que, se parar, morre gente, resolveram SACRIFICAR pessoas em prol de um aumento. Não sou contra lutar por melhorias, mas, desde que respeite o meta-princípio da dignidade da pessoa humana, garantido por nossa Magna Carta de 88.
Agiram como selvagens. É como um médico que não atende um paciente grave em prol de melhores salários. Assim é muito fácil, basta aflorar as ideias de pessoas ociosas (presos) e essas, que vivem em um ambiente extremamente hostil, se revoltam, cabendo ao Poder Executivo, com o objetivo de não ser responsabilizado, acatar. Senhor governador, faça mais concurso e dê melhores condições de trabalho, mas também use o poder punitivo do Estado, com rigor, para com os corruptos, que facilitam a entrada de drogas e armas em presídios.

Anônimo disse...

pessoal ,vc,s que estao esperando concurso do ag.pso vai sair em 2018 foi oque o governo falou ate la vao estudando.

Anônimo disse...

É duro trabalhar num âmbito de trabalho que não lhe dão condições nobre está greve veio para expor a sociedade o real acontecimento que os agentes correm em tentar cobrir o buraco que o poder executivo deixou o sistema penal