28 de abril de 2016

SISTEMA PENITENCIÁRIO CEARENSE ENTRA EM COLAPSO E AGENTES ESTÃO AMEAÇADOS DE MORTE

“A situação é dramática, virou um caos”. A denúncia é do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Ceará, Valdemiro  Barbosa, se referindo à  situação atual das unidades carcerárias cearenses, que abrigam cerca de 23 mil detentos em situação de risco pela superlotação, falta de segurança e higiene e domínio de organizações criminosas como o PCC e o Comando Vermelho.
Em  entrevista exclusiva e ao vivo no programa “Ceará News”, na Rede Plus FM,  ele revelou a forma como o Estado deixou o Sistema Penitenciário cearense, em completo estado de descontrole. Hoje, segundo ele, todas as Casas de Privação Provisória da Liberdade (as CPPLs), penitenciárias, presídios e 1339 cadeias públicas do Interior apresentam excedente de 100 por cento de internos.
A situação é caótica nas CPPLS. Exemplo disso é a de número quatro (CPPL 4), onde estão aproximadamente 2 mil presos, quando sua capacidade real de acomodação não passa de 950 detentos.  Já no recém criado Centro de Triagem Criminológica, instalado num dos pavilhões do Presídio do Carrapicho, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF),  estão amontoados nas celas cerca de 550 presos, num local onde só comporta 250.
Ele revela, ainda, que todas as cadeias públicas interioranas passam pela mesma situação de superlotação, insegurança e violência. Citou as de Juazeiro,Sobral, Canindé, Crateús e Quixadá. “A situação de abandono é tão grande que os agentes têm que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar água para os presos senão a cadeia estoura (se rebela)”, denuncia.
Ameaças
O sindicalista afirma também que, por conta da situação dramática do Sistema Penal, diante da omissão do Governo do Estado através da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), os agentes penitenciários deixaram de ter o controle das “ruas” (galerias) onde estão dispostas as celas. “Eles sofrem ameaças dos presos. Estão jurados de morte e a secretária (Sejus) o que faz?! Apenas transfere-os para outra unidade do Sistema”, conclui.

Por Fernando Ribeiro via Ceará News 7

14 comentários:

Anônimo disse...

E ainda tem gente esperando sair o edital para o concurso para agente penitenciário so sendo louco para querer um emprego desses pois não tem dinheiro q pague a nossa liberdade...

Anônimo disse...

É eu conheço uma vaca aqui em camocim, doida pra entrar lá, diz ela é pra página virar página , pq o irmão dela É bandido. Pode até ser q ela entre, ago daqui dá uma força, traça ela direto. Pq por mérito dela acho difícil, afinal de contas só sabe dá o rabo.

Anônimo disse...

Agente penitenciário realmente é uma profissão de risco, porém existe inúmeras profissões que se enquadram no mesmo quilate e, as pessoas que buscam esse emprego, na realidade apenas está buscando o sustento do dia a dia e quando o estômago grita, não discernimos o perigo eminente. outro fator importante neste contexto é que muitas pessoas gostam do irreverente ou perigoso porquê é assim que acreditam se realizarem profissionalmente, daí não concordar com a suposta loucura das pessoas que querem esse emprego. e até acredito que por mais inseguro que possa parecer este emprego, vale ressaltar que existe meios cabíveis dos profissionais se protegerem ou atenuarem os riscos que a profissão expõem aos agentes de segurança.

Atenciosamente, J.A.S

Anônimo disse...

Sou Agente Penitenciário e concordo que o emprego é para ser usado apenas como "trampolim" para outros concursos.Não dá pra fazer carreira.Serviço muito complicado ficar dando assistencia a bandidos.

Anonimo disse...

Ai cara antes de falar besteira vai estudar que e muito melhor ..pois estou estudando pra o concurso de agente não pelo dinheiro e sim pela estabilidade.

Unknown disse...

Pois se eu tivesse a oportunidade de trabalhar como agente,..eu iria!!

Anônimo disse...

SE TDS PENSASSEM COMO VC ,MEU NOBRE , NÃO HAVERIAM POLÍCIA MILITAR , POLÍCIA CIVIL, AGENTE PENITENCIÁRIO.......ENFIM

Anônimo disse...

Tem q vivenciar algo, pra falar com precisão, realmente não é pra tds.

Anônimo disse...

É um emprego realmente perigoso. Não é pra quem solta pipa no ventilador não. E nem pra quem joga bila no carpete não. É realmente pra quem tem sangue no olho.

Unknown disse...

Eu não não trabakharai, mais admiro todos que fazem parte desse trabalho, pois são heroes, são homens de fibra e coragem,é lamentável o poder judiciário não defende los como eles merecem,pois estamos todos a mercer dos bandidos

Anônimo disse...

talvez não tenho mim expressado ao alcance da magnitude do seu conhecimento e não tenha conseguido encontrar palavras que pertencesse ao lapidado dicionário que vossa senhoria ostenta, mas também acredito que você tenha necessidade , não de emprego e sim de estudo para conseguir qualquer um que apareça e muito melhor, enfim você precisa mesmo estudar pra o concurso de agente e para outros que aparecerem, tendo em vista que ao invés de adquirir conhecimento, fica se preocupando com pessoas que já tem uma vida definida. até porque como você bem falou não precisa de dinheiro e sim pela estabilidade.contudo gostaria de um dia ver você trabalhando com estabilidade garantida, mas sem remuneração adequada. abraços amigo....se você tivesse estudado com afinco durante os anos que passou pela escola, não necessitaria estar agora recorrendo a estas práticas imediatistas.....boa sorte

Atenciosamente: J.A.S

Anônimo disse...

É uma profissão perigosa e tensa , mas os caras estudaram se prepararam e hj estão aí na batalha, com seus transportes , suas casas e curtindo . Então quem não tem coragem é melhor calar a boca. Digo o mesmo q o amigo aí disse :NÃO É PRA QUALQUER UM !!!

Anônimo disse...

Tem muito almofadinha q não entraria nem no corredor.

Eu disse...

Em resposta a "sou policial militar a 10 anos":

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Tá de brincadeira neh parceiro, polícia é polícia mah, poder de policiar toda a sociedade, poder delegado pelo Estado, entende camarada!