VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

terça-feira, 26 de abril de 2016

CAUCAIA-CE: APÓS REBELIÃO, TRINTA PRESOS FOGEM DE PRESÍDIO. POLÍCIA RECAPTURA 12

A Secretaria de Justiça afirma que 12 foram recapturados. Outros 18, a maioria acusada de roubo, estão nas ruas

Trinta presos fugiram das dependências do Centro de Triagem e Observação Criminológica da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). O Centro está situado no mesmo prédio da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, antiga CPPL do 'Carrapicho'. A fuga aconteceu dez dias depois de rebeliões simultâneas em três presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Duas dessas unidades rebeladas abrigam detentos de alta periculosidade, inclusive integrantes de facções criminosas como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). Os motins resultaram em celas danificadas, grades arrancadas e todos os presos "soltos" nas galerias.
Segundo a Sejus, dezoito fugitivos ainda não foram localizados e 12 foram recapturados. Essa foi uma das maiores fugas já registradas na história do Sistema Penitenciário cearense.
O plano criminoso foi posto em ação durante a madrugada, por volta das 3 horas. Os presos, a maioria encarcerados por assalto, furto e três deles por homicídio, cavaram um túnel de cerca de cinco metros de comprimento e conseguiram acessar a área externa à muralha. O túnel estava localizado na Rua C do Pavilhão 2. Doze internos foram recapturados no decorrer do dia. Na manhã de ontem, homens do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e do BPChoque fizeram a recontagem dos presos.


Homicida

Um dos foragidos é um homem suspeito de tráfico de entorpecentes, assaltos e de 27 homicídios. Romário Albino Freitas da Silva, o 'Papa', havia sido preso em outubro de 2012 no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Na época da prisão, a Polícia informou que ele seria o braço armado do tráfico na região e o responsável pelas execuções.
Além de Romário Albino, dois integrantes de uma quadrilha acusada de roubos a banco também conseguiram escapar. Francisco Diego Lima Batista e Rubens dos Santos Oliveira haviam sido capturados em dezembro do ano passado, em Itaitinga, numa operação da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS). Com o grupo, foram encontradas três escopetas, munição de fuzil, coletes balísticos e uma pistola.

Presos no controle

De acordo com uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os presos estão no controle de três unidades da Grande Fortaleza, desde o último dia 15, quando houve rebeliões simultâneas no 'Carrapicho', no Centro de Triagem e na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, antiga CPPL I, em Itaitinga.
No "Carrapicho" e na antiga CPPL I estão recolhidos alguns dos presos mais perigosos do Estados, inclusive integrantes de facções criminosos como PCC, CV, Família do Norte (FDN) e "Guardiões do Estado", segundo o servidor da SSPDS.
Em vídeos divulgados nas redes sociais internos "arrancam" as grades das celas. Uma fonte da SSPDS confirmou que um dos vídeos foi realmente feito no prédio onde estão localizados o "Carrapicho" e o Centro de Triagem. Eles teriam arrancado a grade que separa os dois locais.
A Sejus reafirmou que o Centro de Triagem e a Unidade Prisional de Caucaia, o "Carrapicho", embora vizinhas, são unidades distintas. "Não houve fuga na Unidade de Caucaia", ressaltou a Instituição. A Sejus salientou que a recolocação das trancas está sendo feita de forma gradativa nas unidades.

Um advogado que representa presos recolhidos no 'Carrapicho' disse que as unidades "estão emendadas", ou seja, sem grades divisórias. Parentes de detentos que estiveram na manhã de ontem no 'Carrapicho' conversaram com a reportagem e revelaram que nas visitas realizadas no último fim de semana, os internos "estavam soltos".

Fonte: DN

4 comentários:

Anônimo disse...

O Secretário da Justiça é doido por preso , agora aguenta !!!

Anônimo disse...

Falta de moral e pulso dos nossos Governantes.
Bolsonaro já !!!!!

maroca disse...

Se amoda pega eim:daqui a pouco todos os cidadãos presos e bandidos soltos.

Anônimo disse...

O que o governo deve fazer é abrir o concurso pra agente penitenciário o mais rápido possível, grande carência nos presídios, penitenciárias e etc.