11 de fevereiro de 2016

NÚMERO DE MORTES CAI NO CARNAVAL NO CEARÁ, DIZ SSPDS

No estado, 53 pessoas foram assassinadas neste ano, segundo SSPDS. Homicídios na RMF aumentaram em 38%, em Fortaleza, queda foi de 60%.

O Ceará registrou redução de 30,3% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) durante o Carnaval 2016 na comparação com o ano passado. Apesar dessa diminuição em todo o estado, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi a área onde houve aumento da violência, com elevação de 38,4% no número de homicídios.
Em todo o estado, os CVLIs caíram de 76, neste ano, para 53, em 2015. A Grande Fortaleza foi a área com maior número de crimes violentos, com 18, sendo que no ano passado foram 13 assassinatos. A capital cearense, que em 2015 tinha registrado o Carnaval mais violento do estado, teve a maior redução de homicídios: caiu de 25 para 10 mortes, segundo o Governo do Estado.
O balanço foi divulgado na manhã desta quinta-feira (11) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS).
De acordo com o coordenador do Planejamento Operacional (Copol), delegado Fernando Menezes, o índice de 38% na Grande Fortaleza preocupa, mas ressalta os resutados conquistados em todo o estado. "Os dados na Região Metropolitana nos deixam atentos. Mas lembro que em Fortaleza, por exemplo tivemos uma redução excelente de 60%. Em outros pontos do estado como as regiões Sul e Norte também foram registradas quedas. Acredito que o trabalho é positivo. A respeito da Região Metropolitana teremos uma atenção especial", explicou.

A operação executada pela SSPDS neste ano contemplou o período das 18h da sexta-feira (5) às 6h da quarta-feira (10). Em 2015, o comparativo foi entre 18h da sexta-feira (13) e 6h da quarta-feira (18) de fevereiro.

Armas apreendidas

O número de armas apreendidas no estado no Carnaval caiu de 75 no ano passado para 66 este ano - redução de 12%, de acordo com a secretaria. O maior número de ocorrências foi na região sul do estado, onde subiu de 21 para 35 apreensões (66%).
Os autos de prisão/apreensão em flagrante diminuíram de 522 no ano passado para 471 este ano (-9,8%).


Bombeiros

Sete pessoas morreram vítimas de afogamento no Carnaval deste ano. Aconteceram 98 resgates de afogados, 13 achados de criança e 8.801 ações de prevenção. O levantamento é do Corpo de Bombeiros. No ano passado, foram três vítimas de afogamento no total.
Sobre o crescimento no número de afogamentos, o coronel Carlos Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, disse que a quadra chuvosa aumentou o volume de água nos rios, lagoas e açudes. "Devido às chuvas esses mananciais ficaram abastecidos. Cito os açudes, os lagos e os rios. Aí tivemos esse aumento no número de afogamentos", disse.

O coronel destacou também que nenhum registro de afogamento foi registrado no litoral cearense. Desde Bitupitá, Litoral Oeste até Icapuí, Litoral Leste. "Os problemas foram somente como eu falei. Nos rios e lagos. Nas praias não tivemos problemas de afogamento. Trabalhamos no litoral cearense com 636 guarda-vidas", disse.

Fonte: G1Ce

Nenhum comentário: