24 de fevereiro de 2016

COMITÊ INVESTIGARÁ O QUE CAUSA MATANÇA DE ADOLESCENTES NO CEARÁ

Grupo de 24 pesquisadores ouvirá 260 famílias de jovens assassinados e 160 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Objetivo é entender o que os levou a protagonizar estatísticas da violência do Estado

Segundo levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Fortaleza, em 2015, foram registrados 429 homicídios de crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 19 anos, na Capital. Deste total, 97% eram do sexo masculino e 94% tinham entre 15 e 19 anos. Quase metade dos assassinatos (44%) se deu em apenas 14 bairros. Para identificar os motivos que levam esses jovens a matar e morrer, foi lançado ontem o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.
Coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, fruto de uma iniciativa da Assembleia Legislativa, com apoio do Governo do Estado, o comitê irá dispor de 24 pesquisadores que ouvirão, a partir de 1º de março, 260 famílias de jovens assassinados e 160 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceará. Ao final do estudo, previsto para 15 de julho, recomendações de políticas públicas de Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública serão apresentadas às autoridades.

“Investigaremos as trajetórias de vida e as condições que levaram adolescentes de Fortaleza e mais sete municípios do Ceará a situações de risco que culminaram em 817 adolescentes mortos em todo o Estado, em 2015”, detalhou o chefe do Unicef no Ceará, Rui Aguiar. Relator do Comitê, o deputado Renato Roseno (Psol) detalhou que o projeto pretende abordar a trajetória dos adolescentes, as dinâmicas familiares e comunitárias e a oferta de políticas públicas, além da realização de seminários temáticos. Presidente do Comitê, o deputado Ivo Gomes (Pros) disse que a pretensão maior é combater as causas do problema, “porque, para as consequências, já existe o aparato policial”.

Famílias

Presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé foi convidado a contribuir com o Comitê, falando na condição de pai de um adolescente assassinado. Malcon Jonas do Nascimento Lima, 17, foi morto a tiros em agosto de 2015, dois dias após fugir de um dos centros socioeducativos do Estado. “No corre-corre da vida, não percebi alguns sinais que ele dava de que havia algo errado”, lamentou, ao pedir que o Governo não enfrente o problema da violência com ações de Polícia.

A mãe de um dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Capital também discursou e pediu dignidade no sistema socioeducativo. “Hoje, meu filho está pagando pelos seus erros. E eu quero que pague, mas com dignidade. Como gente. Porque, no sistema socioeducativo do Ceará, os jovens sempre saem pior do que entraram”, indicou.

Saiba mais

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre as capitais brasileiras, Fortaleza lidera o ranking das mortes de adolescentes com idades entre 10 e 19 anos.
Os custos com a pesquisa serão divididos entre o Unicef, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.

Os demais componentes, deputados Zé Ailton Brasil (PP), Augusta Brito (PCdoB) e Bethrose (PRP), presidem comissões técnicas relacionadas ao assunto: respectivamente, Direitos Humanos e Cidadania; Juventude; Infância e Adolescência. Esses colegiados atuarão junto ao Comitê.


Fonte: O Povo 

13 comentários:

Anônimo disse...

COMITÊ INVESTIGARÁ O QUE CAUSA MATANÇA DE ADOLESCENTES NO CEARÁ.....Precisa investigar,se as causas são drogas,roubos etc...Duvido se eles estao investigando por que os policiais estão sendo mortos no estado e no brasil...Agora adolescentes,eles se preocupam.....

Anônimo disse...

Realmente muito triste e lamentável a situação do Ceará.

Anônimo disse...

Ainda estão procurando a causa desse problema? Com tanta droga rolando solta ainda tem gente que não enxerga a causa do problema ou finge que não ver. Isso é Brasil

Alberto t disse...

N precisa investigar nada ,sao proibidos de trabalhare anudar os pais e bem protegidos pra fazerem tudo q e ruim, entao tai o resultado.

Anônimo disse...

Mas uma forma de ludibriar a sociedade, investigar e no final nada acontece de fato. Em primeiro lugar: a falta de Deus no meio das famílias, as drogas sem controle em todo lugar e mais alguma coisa para preencher o tempo desses jovens e adolescentes, um ensino e trabalho.

Anônimo disse...

porra so pode ser muita politica pra bandido,ja sabe q eles e q criam lei da palmada,bolsa familia,bolsa prostituta,proibido ajudar os pais,conselhor tutelar sucateado q so sabe cobrar das autoridades mas nao se fiscaliza e menino e como coronel codin disse hoje nao se fala em seguranca so se fala em politica,o sistema e tao vagabundo q os politicos anda de bicicleta,come comida de pobre,aperta a mao dos cachorros ,nao faltam ao velorio de nimguem na politica oooooo pais vagabundo tomara q ele ja seja envadido e tomado pra outros pais so assim as coisas melhora vamos voltar ser escravos da era moderna .enquanto isso as drogas crimes organizados e morte de policias acontecendo e o governo diz q so pode ser brincadeira tomara q ele nao passe perto de uma .50.

Anônimo disse...

Eles tinha que sentir na pele o que varias pessoas de bem ven sentido por exemplo assalto estrupo homicidios tudo practicado por menor,e o que acontece com eles? Nada,vai para a delegacia,minutos depois ven conselheiros saber si o bb apanhou e pobre de quem toca neles,com serteza e proçesso na certa entao a populacao estar cheia de tantas impunidades e trata logo de matar sujando as maos de sangue porque a policía 👮 prende a injustiça solta,e,eles mesmo se matan por uma pedra e,outras coisas mais.

Anônimo disse...

Não precisa investiga muito é simples é só isso d r o g a

Anônimo disse...

Investigar causa de tanta desordem e morte de adolescente? Devem esta de brincadeira,qualquer leigo sabe.Eles sabem.

Anônimo disse...

meu povo cuidado ,pois vc,s estao fazendo a maria do rosario chorar com esse comentarios pois ela disse q tudo de ruim e culpa da sociedade.

Anônimo disse...

Isso é simplesmente uma manobra politica. Voces querem saber a causa de um problema que voces politicos estao envolvidos diretamente ou indiretamente.
voces querem ver a causa?
Vao nos bares em frente as faculdades, nos shows em clubes renomados em Fortaleza onde seus filhos frequentam que voces compartilham as drogas e as bebidas que seus filhos usam,
ja presenciei algus filhos de grandes politicos chegarem nos lugares e terem a passagem livre eles e os seguranças que os escoltam,
sera que eles nao sabem que cheram fumam e se injetam?
isso é simplesmente uma palhaçada.

Daniel Sousa disse...

Bolsonaro será a curabpra essa nação pervertida...

Daniel Sousa disse...

Bolsonaro será a cura pra essa geração pervertida...