23 de janeiro de 2016

INSPETORA SE TORNA A PRIMEIRA MULHER TRIPULANTE OPERACIONAL DA CIOPAER

Inspetora ao lado do filho e do marido, que é soldado da Polícia Militar
Juliana Oliveira Monteiro Braga, 31, completou o IV Curso de Tripulante Operacional nesta sexta-feira, 22, em solenidade de formatura.

As próximas missões das aeronaves a serviço da segurança pública do Ceará podem ter metade da equipe formada por mulheres. Isso porque nesta sexta-feira, 22, a inspetora da Polícia Civil, Juliana Oliveira Monteiro Braga, 31, se tornou a primeira mulher tripulante operacional da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), após solenidade de formatura do IV Curso para novos profissionais. Em 2014, a tenente Lívia Marinho virou a única piloto do sexo feminino. A aeronave da Ciopaer costuma operar com uma equipe de quatro a cinco pessoas, formada pelo piloto, o co-piloto e os tripulantes operacionais, segundo o coronel Marcos Costa.
A inspetora ingressou nas forças de segurança em 2012 para atuar na Delegacia de Polícia do Aeroporto. O objetivo sempre foi fazer parte da Ciopaer, como tripulante operacional. Em abril de 2015, a policial começou a trabalhar na Coordenadoria, atuando no setor de apoio solo. Entre as atividades, estavam a guarda das instalações do órgão, entrega de ofícios e sinalização para aeronaves no pouso e na decolagem.
Quando surgiu a oportunidade de fazer o IV Curso de Tripulante Operacional da Ciopaer, ela não perdeu tempo e se inscreveu. Foram 50 dias de atividades desgastantes, nos quais precisou superar o pouco tempo com o filho recém-nascido e a desconfiança sobre sua capacidade pelo fato de ser mulher.


"Quando entrei na Ciopaer, que disse que queria ser tripulante, muitas pessoas não acreditavam no meu potencial, diziam: 'pense em outra coisa, o curso é muito penoso, você vai sofrer bastante'. Realmente, o curso é muito desgastante, e ter finalizado representa uma grande vitória para mim. É uma porta que se abre para as mulheres policiais", declarou ela orgulhosa ao O Povo Online. Como tripulante operacional, Juliana executará atividades como abordagem policial, operações de embarque, rapel e mergulho.
Ansiosa para participar da sua primeira missão, a inspetora espera repetir o trabalho da tenente Lívia. "É uma responsabilidade muito grande. A tenente Lívia é a única mulher piloto e é uma das melhores. Chego com a responsabilidade para ser uma das melhores mulheres na função e honrar a Fênix (símbolo do esquadrão da Ciopaer)", comentou.
Além de Juliana, 22 agentes da segurança pública concluíram o IV Curso de Tripulante Operacional da Ciopaer.

Fonte: O Povo

3 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza uma grande conquista para as mulheres. De sexo frágil vcs não tem nada. Parabéns!

Anônimo disse...

Não colhe só ela mais tá de parabéns policia

Unknown disse...

São profissionais assim que fazem a diferença.Parabéns pela conquista.Sua família está orgulhosa...Deus te abençoe!